NOVENA DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS – 1º DIA

1º DIA – NOVENA DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS – ANO 2021.

NOVENA DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS – 1º DIA

1º DIA – NOVENA DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS – ANO 2021.

Ano Santo de São José

(De 22 a 30.09.2021)

Tema: “CANTO AS MISERICÓRDIAS DO SENHOR” (Santa Teresinha – MA)

Estela da Paz, OCDS.

Comissão de Espiritualidade

Ao longo destes nove dias vamos trilhar com Santa Teresinha o caminho da pequenez, renovando e firmando os propósitos que a conduziram à Pequena via do Amor Misericordioso, para ao final, cantarmos com ela “as Misericórdias do Senhor”. A cada dia teremos uma MEDITAÇÃO, associada a um propósito pessoal. Vivamos intensamente cada momento, unindo-nos a Santa Teresinha e a devoção que ela guardava de São José, para celebrarmos este Ano Santo a ele dedicado.

 

A pequena via espiritual trilhada por Santa Teresinha faz eco nas necessidades humanas de encarnar o Evangelho em que Jesus veio nos ensinar: A HUMILDADE. “Sei sempre encontrar o meio de ser feliz e de aproveitar de minhas misérias; O ABANDONO. “O Bom Deus continua me dirigindo pelo mesmo caminho, não tenho outro desejo senão o de fazer sua vontade”; a CONFIANÇA. “A confiança faz milagres… É a confiança e nada mais a não ser a confiança, que nos deve conduzir ao Amor”; “Com o amor não somente avanço, mas vôo…”; A ABERTURA À VONTADE DE DEUS. “Minha vida é só um instante…Para amar-Te só tenho hoje”; A ADORAÇÃO AO DEUS MISERICORDIOSO. “Parece que o amor me penetra e me envolve… A cada instante, esse Amor Misericordioso me renova, purifica minha alma…”; “Não posso temer um Deus que se fez por mim tão pequeno… Eu o amo!… Pois, Ele só é amor e misericórdia!”

 

 

ORAÇÃO INICIAL: (Todos os dias)

Ó Deus misericordioso, acolhei as orações, intenções e propósitos que vos apresentamos neste dia, necessitadas de vosso amor e misericórdia. Reconhecendo as nossas misérias que são reféns de vossa bondade, nos unimos à Santa Teresinha do Menino Jesus, para em vós buscar a suma vontade e alcançar misericórdia para a alma e para o corpo. Que ao longo desta Novena possamos abrir ainda mais os nossos corações, para tudo vos agradecer e oferecer, daquilo que prodigamente de vós recebemos. Humildemente nos abandonamos, com confiança, trilhando com tão amada santinha a pequena via do amor e da misericórdia.

“Sim, tudo está bem quando se procura apenas a vontade de Jesus… Jesus não me deu um coração insensível, mas é justamente por ser capaz de sofrer que desejo que ele dê a Jesus tudo o que pode dar.” (Manuscrito C)

 

Intenção pessoal: (…………………..)

Pai Nosso…

Ave-Maria… Glória ao Pai…

Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!

1° Dia: “SENSIBILIDADE EXCESSIVA”.

“Era verdadeiramente insuportável pela minha sensibilidade excessiva. Se me acontecesse causar involuntariamente aflição a alguém a quem amava, em vez de me controlar e não chorar, o que aumentava meu erro em vez de diminuí-lo, chorava como uma Madalena, e quando começava a consolar-me pela coisa que me levara a chorar chorava por ter chorado… Todos os raciocínios eram inúteis e não conseguia corrigir-me desse desagradável defeito. Não sei como acalentava a doce idéia de ingressar no Carmelo, estando ainda nos cueiros!… Foi preciso Deus fazer um pequeno milagre para eu crescer de repente, e esse milagre se deu num dia inesquecível de Natal, nessa noite luminosa que ilumina as delícias da Santíssima Trindade.

Jesus, a doce criancinha recém-nascida, transformou a noite da minha alma em torrentes de luz… nessa noite em que se fez fraco e sofrido pelo meu amor, fez-me forte e corajosa, equipou-me com suas armas e, desde essa noite abençoada, não saí vencida em nenhum combate. Pelo contrário, andei de vitória em vitória e iniciei, por assim dizer, “uma corrida de gigante!…” A fonte das minhas lágrimas secou e só voltou a jorrar pouquíssimas vezes e com dificuldade, o que justificou essa palavra que me fora dita: “Choras tanto na infância que, mais tarde, não terás mais lágrimas para derramar!…” (Santa Teresinha – MA. CURA DO ESCRÚPULO. Natal de 1886) 

 

Palavra de Deus:

“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!” (Mt 5,4); “Alegrai-vos com os que se alegram; “Chorai com os que choram…” (Rm 12,15)

 

 

Meditando com Santa Teresinha e São José:

“Desde minha infância tinha por ele uma devoção que se confundia com meu amor pela Santíssima Virgem. Cada dia eu recitava a oração: O ‘São José, pai e protetor das virgens'” (MA.57r).

 

Virtude a praticar: Atos de Abandono. Propósito pessoal: (……………………..)

 

ORAÇÃO FINAL: (Todos os dias)

Ó Deus, que preparais o vosso Reino para os pequeninos e humildes, dai-nos seguir confiantes o caminho de Santa Teresinha, para que, por sua intercessão, nos seja revelada a vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo… Amém.

Post a Comment