100 anos da OCDS no Brasil
0 comments
Hoje a OCDS comemora 100 anos de sua presença no Brasil.
No início do século XX se deu o estabelecimento firme e a expansão dos Carmelitas. Nessa época muitos frades carmelitas descalços europeus cruzaram o oceano para suas fundações. Em 1911 frades espanhóis fundaram no Sul do país, enquanto os italianos fundaram no Sudeste. Os frades romanos fundaram casas em Bom Jesus do Córrego/MG (1911-1919), Cambuí/MG (1911-1922), Capivari/MG (1911-1961), São Bento do Sapucaí/SP (1914-1927), Cataguases/MG (1923), Rio de Janeiro/RJ (1920), São Paulo/SP (1923). De todas estas fundações foram as do Rio de Janeiro e São Paulo que se firmaram.
Foi em São Bento que Frei Serafim organizou e fundou o primeiro grupo da então Ordem Terceira dos Carmelitas Descalços, no dia 1º de janeiro de 1918.
Portanto hoje estamos celebrando os 100 anos da presença da OCDS no Brasil e celebramos esse centenário em um ano muito especial para a Igreja no Brasil, pois é o ano em que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil instituiu o Ano Nacional do Laicato, sob a luz do pedido do Papa Francisco, de fazer crescer “a consciência da identidade e da missão dos leigos na Igreja”.
Dessa forma, a Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares – OCDS da Província São José, está organizando com muito carinho o Fórum Santa Teresinha como atitude missionária em agradecimento a Deus pelos 100 anos de sua presença no Brasil, que acontecerá de 15 a 18/11/2018 em Aparecida-SP com o tema “No coração da Igreja serei o amor”.
Somos muito gratos a Deus por tudo o que ele realiza em nós e através de nós na vivência de nossa vocação carmelitana enriquecendo a Ordem, a Igreja e o mundo com a nossa secularidade!
Agradecemos aos frades e monjas de nossa família carmelitana e aos membros da OCDS vivos e falecidos que contribuíram para as fundações das nossas comunidades e grupos. Que Deus recompense a cada um pelo seu SIM!
Que Nossa Senhora do Carmo, Santa Teresa, São João da Cruz, Santa Teresinha e todos os santos do Carmelo intercedam pelo Carmelo Secular para que sejamos sal e luz no mundo!
Luciano Dídimo, ocds