Santa Joaquina de Vedruna

Santa Joaquina de Vedruna

SANTA JOAQUINA DE VEDRUNA, Religiosa Fundadora das Irmãs Carmelitas da Caridade
Santa Joaquina de Vedruna nasceu em Barcelona no ano 1783. Desposou, em 1799, Teodoro de Mas e depois de ter-lhe dado nove filhos, enviuvou em 1816. Por inspiração divina, fundou a Congregação das Carmelitas da Caridade, em 1826. Abriram-se numerosas casas para a assistência aos doentes e à educação das crianças pobres.
 
Empolgada pelo mistério da Santíssima Trindade, dele hauriu as características de sua espiritualidade: oração, mortificação, humildade, despojamento e caridade. Para saber melhor quem foi Joaquina de Vedruna, é preciso retroceder no tempo. A última década do século XVIII e a primeira metade do século XIX marcaram a passagem do antigo regime à modernidade, e concretamente,à região de Catalunha, que se esforçava para superar-se.
 
Mesmo que o decreto de “Nova Planta” tenha conseguido a sua anulação política, não consegue suprimi-la como povo. A fabricação de fiação e tecidos com as técnicas mais modernas fazem deste país a ponta de lança de um movimento industrial que alcançará maior prestígio. Os fabricantes, ansiosos por atividade e negócio, suplantam a velha aristocracia, e com a nova burguesia que aparecendo, inicia-se uma mudança social. A terra também era cuidada com empenho.
 
A comercialização dos produtos da uva aumentava o capital e este não só ajuda no crescimento florescente do campo, como também facilita maiores investimentos na indústria. Barcelona é a capital que une e preside este povo.Na Espanha daqueles anos, a religiosidade popular era profunda. Como atividades religiosas davam-se muita importância aos sacramentos, celebrações, novenas e outros eventos religiosos. A Igreja tinha muita influência no mundo da cultura, em nível de ensino médio e superior, pois o mesmo era dirigido pelos Jesuítas e Dominicanos.
 
Em relação ao clero secular, as diferenças eram muito grandes, por uma parte, paróquias de grande renda, como Barcelona e Tarragona, e outras, vivendo em grande pobreza. A cultura religiosa do baixo clero e do povo estava bastante escassa. Estas paróquias pobres, em geral rurais, viviam muito integradas na vida cotidiana do povo. O tempo era marcado pelos calendários religiosos; festas, precisões e outras rezas de costume.Foi neste contexto histórico que Joaquina nasceu e foi crescendo junto com sua família, bem como outras famílias dos arredores, que cultivavam suas devoções, alimentando a fé em Deus que cuida e protege seu povo.No dia 16 de Abril, de 1873, nasce Joaquina de Vedruna, filha de Dona Teresa e do Sr. Lourenço, os quais ofereceram um ambiente cheio de carinho e amor. Como eles eram devotos de São Joaquim, na gravidez de Dona Teresa, fizeram uma promessa para que se corresse tudo bem no parto, colocariam o nome de Joaquim , se fosse menino, e Joaquina se fosse menina, e é por isso que ela leva este nome, para cumprir a promessa de seus pais. Seguindo os costumes espanhóis da época, no mesmo dia, batizaram a menina na Igreja da Paróquia Nossa Senhora Del Pino, em Barcelona.
 
No seio de sua família, a 5ª de 8 irmãos, Joaquina cresce esperta e decidida. Comunica-se com todos, com alegria, lealdade e confiança que lhe são peculiares, diverte-se e trabalha, faz-se profunda, consegue perceber a presença de Deus no cotidiano de sua vida.Percebe-se em Joaquina, desde cedo, a mulher que tende a fazer o que se tem de fazer e não apenas o faz por fazer. Tinha uma simpatia que arrastava, bom trato social e aptidão para as relações sociais.
 
Era inteligente, ativa, e tinha uma visão clara das coisas, com uma capacidade lógica e surpreendente A primeira surpreendida era sua mãe. Conta-se que Dona Teresa tratava com especial carinho a todos os filhos, porém parece que havia um cuidado especial por Joaquina em quem descobria dons particulares. A atitude de Joaquina não somente chama a atenção de sua família como também das pessoas que freqüentavam sua casa, pois se admiravam da responsabilidade no trabalho e na determinação. Sua vida parecia o prelúdio do que mais tarde havia de abraçar para “Dar glória a Deus e o bem do próximo” Desposou, em 1799, Teodoro de Mas e depois de ter-lhe dado nove filhos, enviuvou em 1816.
 
Por inspiração divina, fundou a Congregação das Carmelitas da Caridade, em 1826. Abriram-se numerosas casas para a assistência aos doentes e à educação das crianças pobres. Empolgada pelo mistério da Santíssima Trindade, dele hauriu as características de sua espiritualidade: oração, mortificação, humildade, despojamento e caridade.
 
SANTA JOAQUINA DE VEDRUNA, rogai por nós!

 

Post a Comment