XVIII Encontro de Conselhos e Comissões

XVIII Encontro de Conselhos e Comissões

O XVIII Encontro de Conselhos e Comissões da OCDS aconteceu de 14 a 17 de novembro de 2019, no Centro Teresiano de Espiritualidade em São Roque-SP, com o tema: “Confia no Senhor as tuas obras”. (Pr 16,3) e lema: “O trabalho mais árduo é Ele quem faz, mas devemos ter a coragem de deixar que Ele o faça”. (Papa Francisco 07.09.2019 – Às monjas em Madagascar).
A Santa Missa que abriu o Encontro foi celebrada pelo frei César Cardoso, OCD, dia em que celebramos “Todos os Santos do Carmelo”.
A abertura oficial dos trabalhos do Congresso se deu com as palavras de exortação espiritual do atual Provincial Frei Geraldo Afonso, OCD, o qual se fez também, porta voz da mensagem enviada pelo Delegado Geral para OCDS: Frei Alzinir Debastiane, OCD.
Procedeu-se, a seguir, a palavra do então Presidente Provincial da OCDS Luciano Dídimo, fazendo a entrega dos trabalhos e prestação de contas do Triênio 2016-2019, mediante a apresentação dos devidos relatórios, como também, a apresentação dos membros do Conselho e dos Coordenadores das Comissões deste Triênio que encerra. Seguidamente, a palavra da vice-presidente: Rose Lemos.

Ao final da entrega de seus trabalhos, Luciano entrega o “Cajado” (símbolo de sua missão) ao Delegado Provincial: Frei Pierino Orlandini.
No dia seguinte (2° dia), 15.11.2019, iniciamos com adoração ao Santíssimo Sacramento – 30 minutos de Oração Silenciosa, rezando pelas eleições presidenciais que se realizaria às 9h. Em seguida, tivemos a Santa Missa onde celebramos os fiéis defuntos do Carmelo (obs. Somente as Ordens Religiosas, com aprovação da Santa Sé, têm a celebração dos seus santos e fiéis defuntos, além dos dias que já são celebrados pela Igreja).

A Santa Missa foi celebrada pelo atual Provincial Frei Geraldo Afonso, OCD.

ASSEMBLEIA ELEITORAL
As 9h foi dado início à ASSEMBLEIA ELEITORAL. O pleito inicial de consulta às Comunidades já havia ocorrido em dois momentos previamente estabelecidos conforme os nossos documentos OCDS (iniciado três meses antes desta data). Sendo assim, nesse dia 15, foram realizados os escrutínios finais com a presença dos delegados enviados pelas comunidades votantes, sob a condução da Comissão Eleitoral cooordenada pela Conselheira Elisa Maria Rodrigues de Moraes Almeida, da Comunidade Alegria da Sagrada Face, de Itapetininga – SP.

Concorreram às eleições neste processo final eleitoral os membros da OCDS:

  • Daniel Roza, da Comunidade Sata Miriam de Jesus Crucificado de Franca – SP;
  • Liz Lelis, da Comunidade de São João da Cruz de Belo Horizonte – MG;
  • Marisa Maria Ribeiro, da Comunidade Edith Stein, de Divinópolis – MG.
  • Rose Lemos, da Comunidade Santa Teresinha, Passos – MG.
O resultado do 2° Processo Eleitoral de consulta às comunidades votantes em 2° escrutínio foi o seguinte:
  • 12 votos: Daniel Roza, da Comunidade Santa Miriam de Jesus Crucificado de Franca – SP;
  • 06 votos: Liz Lelis, da Comunidade de São João da Cruz de Belo Horizonte – MG.;
  • 09 votos: Marisa Maria Ribeiro, da Comunidade Edith Stein, de Divinópolis – MG;
  • 13 votos: Rose Lemos, da Comunidade Santa Teresinha, Passos – MG.
Diante do resultado sem maioria absoluta de votos para um dos candidatos, foi iniciado o 3° escrutínio com os dois candidatos mais votados: Rose Lemos e Daniel Roza. O resultado do 3° escrutínio com voto dos 34 delegados presentes foi:
  • Rose Lemos: 20 votos.
  • Daniel Roza: 14 votos.
Esse escrutínio elegeu Rose Lemos Presidente Provincial para o Triênio 2020-2022, que tomou posse imediata, com a benção do Provincial Frei Afonso, que lhe entregou a réplica do cajado de Santa Teresa, símbolo do pastoreio da OCDS.

Após a eleição provincial, foi dada continuidade à  Assembleia Geral. A coordenadora do Encontro, Ruth Leite, conscientizou a assembleia das responsabilidades que se assume ao aprovar ou rejeitar propostas, que implicarão na atuação do Conselho Provincial e na vida das comunidades e grupos da Província. Em seguida iniciou-se a apresentação das comissões de trabalho, onde os participantes do Encontro puderam avaliar o triênio que passou e votar propostas de ação para o triênio que se inicia.

Apresentação da
Comissão de Casais
Apresentação da Comissão de História 
Assembleia votando as propostas de ação 
AINDA NO 2º DIA… “NOITE CULTURAL”
Em meio aos trabalhos do dia, a noite de 6ª feira, foi enriquecida com o lançamento das obras realizadas pelas Comissões de Formação e de Memória, bem como outras obras de interesse formativo para a OCDS. Noite de lançamentos sim, mas de muitas poesias também, transformando-se num verdadeiro “Sarau”!

Dos lançamentos, destacamos:
  • Promessa Definitiva – 3º Ano, organizado por Lourdes de Souza Pimenta, apresentado por Rose Lemos Piotto;
  • “Meu nome é Frei Patrício, Carmelita Descalço, organizado por Estela Márcia da Paz Moreira de Araújo, apresentado pela mesma;
  • A Promessa e os Votos, de Frei Alzinir, Ocd; e a atualização do livro dos Documentos da OCDS, apresentados por Luciano Dídimo;
  • Correspondências dos pais de santa Teresinha, traduzido por frei José Gregório, Ocd, apresentado por frei Pierino;
  • “Dom Pedro Filipak: Apóstolo das Vocações”, organizado por Carlos Vargas da Província Nossa Senhora do Carmo, do Sul do Brasil, apresentado pelo mesmo.
NO 3º DIA… PLANEJAMENTOS – MOMENTO FRATERNO
No terceiro dia, além dos planejamentos das Comissões de Trabalho, a Assembleia votou os nomes do Conselho Provincial indicados pela presidente eleita. A vice-presidente provincial indicada e aprovada foi Marisa Maria Ribeiro, de Divinópolis-MG.

Rose Lemos, Presidente Provincial e
Marisa Ribeiro, Vice-presidente Provincial

À noite não faltou o RECREIO, ponto de regra do nosso carisma carmelitano, com um momento de festa e alegria bem ao estilo da OCDS, simulando a “Coroação” da Presidente eleita, levando a um momento de descontração e boas risadas.

ÚLTIMO DIA… VOTAÇÃO DO TEXTO CONCLUSIVO…

No último dia, a celebração eucarística foi presidida por nosso Delegado Provincial para a OCDS, Frei Pierino Orlandini, que ao final, abençoou o novo Conselho Provincial.

Novo Conselho Provincial 
Finalizamos o Encontro com a aprovação do texto conclusivo do Plano de Ação para o Triênio 2019- 2022.
Ao final a Presidente Provincial Rose Lemos deu sua palavra final e apresentou os novos coordenadores das comissões de trabalho.

Novos coordenadores das comissões 
Foto Oficial do Encontro 
Foto-vídeo oficial do Encontro 

(Por: Estela da Paz – Grupo São José de Petrópolis e Luciano Dídimo – Comunidade São José de Santa Teresa – Fortaleza).

Post a Comment