TRÍDUO EM HONRA AO 150º ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SANTA FACE – 3º dia

TRÍDUO EM HONRA AO 150º ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SANTA FACE – 3º dia

TRÍDUO EM HONRA AO 150º ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO

DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SANTA FACE

(02/01/1873 – 2023)

 

Tema:História primaveril de uma Florzinha branca escrita por ela mesma” (Ma A)

 

Lema: «Jesus chamou a si quem Ele quis; e vieram a Ele” (cf. Mc 3, 13)

 

(Dias 30 e 31/12/2022, 01/01/2023)

 

Este Tríduo pretende nos preparar para o 150º Aniversário do Nascimento de Santa Teresinha (02/01/1873 – 2023), como marco inicial deste ano de 2023, e ainda, dos centenários de sua beatificação (2024) e canonização (2025). Nossa proposta para estes três dias será a de adentrarmos brevemente no itinerário de S. Teresinha, partindo dos aspectos iniciais de sua “História primaveril”, seus antecedentes familiares, sem perder de vista as meditações que demonstram sua maturidade espiritual, suas intuições da fé expressas nos seus escritos, que a tornam digna de ser posta entre os grandes mestres espirituais. Faremos meditações de seus escritos, auxiliados por suas obras, amadurecendo nossa vocação e missão, tornando prática a doutrina de nossa Doutora.

Oração Inicial:

 

  • Sinal da Cruz.
  • Vinde Espírito Santo.

 

Sabemos que santa Teresinha desejou ardentemente ser missionária, a ponto de poder ser proclamada Padroeira das Missões. “O próprio Jesus lhe mostrou como haveria de viver essa vocação: praticando em plenitude o mandamento do amor, haveria de imergir-se no coração mesmo da missão da Igreja, sustentando os anunciadores do Evangelho com a força misteriosa da oração e da comunhão”. (cf. Doutorado, 2 – S. J. Paulo II, 17/10/1997) Ao longo destes três anos, portanto, seremos convidados, em comunhão com a Igreja a dar passos largos na sinodalidade, caminhando juntos como Carmelo Descalço de maneira missionária e evangelizadora, tendo em vista estarmos diante da Padroeira das Missões. “Quanto mais um carisma dirigir o seu olhar para o coração do Evangelho, tanto mais eclesial será o seu exercício”. (EG 130)

Assim sendo, rezemos com a intercessão de Santa Teresinha pela missão, evangelização e vocações em toda a Igreja, especialmente, na Ordem do Carmelo Descalço ao longo destes três anos celebrativos e formativos. E, apresentemos nossas intenções pessoais e comunitárias: (…..)

  • Pai nosso…
  • Ave-Maria…
  • Gloria ao Pai…

 

SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS,

Rogai por nos!

++++++++++++++++++++

3º Dia – 31/12/2022: Infância Eucarística.

 

“A virtude tinha encantos para mim (Ms A 11v).

 

O coração de Zélia está constantemente com as suas filhas. É o objetivo formal das suas vidas. Os Martin tem, em definitivo, os costumes dos espirituais realistas. Luís sorri ao ver a alegria e a confiança da criança, a nona filha… Como partilha o que sua esposa escreve sobre a pequena nas suas longas cartas a Maria e a Paulina, ou à freira de Le Mans e ao seu irmão Isidoro Guérin, farmacêutico em Lisieux. “Parece muito inteligente… Será bonita e já é engraçada” (CF 117) “Cada dia é mais engraçada, está a balbuciar desde a manhã até à tarde” (CF 118). “É muito inteligente e tem conversas muito agradáveis. Já sabe rezar a Deus” (CF 130). Mais alto! Por fim, a pequena Teresa cansa-se. Pois nunca se chega tão alto como ela queria… E, de repente, diante dos olhos do seu coração “amável e sensível” (Ms A 4v). Admiráveis são os testemunhos de Teresa em relação aos “anos cheios de sol” da sua infância: “A virtude tinha encantos para mim e estava, parece-me, nas mesmas disposições em que estou agora, tendo já um grande domínio sobre as minhas ações”. A santa acrescenta que “tinha adquirido o bom hábito de nunca se queixar, mesmo quando lhe tiravam o que era dela; ou então, quando era acusada injustamente, preferia calar-se e não se desculpar, o que não era mérito seu, mas virtude natural” (Ms A 11v). As exceções confirmam a regra.

 

Esmola aos pobres – Primeira Comunhão

 

Nos passeios que fazia com ele, o papai gostava de me mandar entregar a esmola aos pobres que encontrássemos. Certo dia, vimos um que se arrastava com dificuldade em muletas. Acerquei-me para lhe dar um óbolo. Mas, não se julgando bastante pobre a ponto de aceitar esmola, ele olhou-me com triste sorriso e não quis pegar o que lhe oferecia. Não consigo descrever o que se passou em meu coração. Quisera consolá-lo e reconfortá-lo. Em lugar disso, porém, julguei que o tinha magoado. O pobre doente adivinhou por certo meu pensamento, pois que o vi virar-se para trás e envolver-me num sorriso. Papai acabava de comprar um doce para mim. Bem me veio a vontade de lho dar, mas não tive coragem. Ainda assim queria dar-lhe alguma coisa que não me pudesse refugar, pois sentia por ele uma simpatia muito grande. Ocorreu-me então ter ouvido falar que, no dia da primeira comunhão, a gente obteria tudo o que pedisse. Este pensamento foi um consolo para mim, e disse comigo mesma, embora só tivesse seis anos ainda: “Rezarei pelo meu pobre no dia da minha primeira comunhão”. Cumpri a promessa, cinco anos mais tarde, e espero que o Bom Deus tenha atendido a oração que me inspirara a fazer-lhe por um de seus membros sofredores… (Ma A, 52)

 

Meditando com a OCDS: A Eucaristia em Santa Teresinha.

(Ana Catarina Matos, OCDS)

 

Convido você hoje a mergulhar no mistério da vida eucarística de Santa Teresinha, vivido e narrado em sua história.

Seu pai a levava toda tarde para visitar o sacrário, diz no MA 14: “Todas as tardes ia dar um passeio com meu pai. Fazíamos juntos uma visita ao santíssimo sacramento visitando cada dia uma Igreja distinta”. Teresinha conta sua primeira comunhão traduzindo cada detalhe: nos seus escritos – RELAÇÕES, RETIROS, ATOS DE AMOR, CARTAS, MANUSCRITOS, em tudo Teresinha fala da eucaristia.

No MA 35, ela disse: “Como foi doce o primeiro beijo de Jesus em minha alma!! Foi um beijo de amor! Sentia-me amada e dizia também: eu Vos amo e me dou a Vós para sempre”. “Nada do que havia recebido alegrava meu coração… só Jesus poderia saciar-me.” Teresinha aqui viveu o mistério trinitário em seu alto grau de espiritualidade. Foi um sim que ela deu a um chamado em sua alma que a fez experienciar o céu na terra. Como tem sido nosso sim a Deus? Como temos vivido o mistério Eucarístico?

E no MA 36 ela escreveu: “O dia seguinte da minha primeira comunhão foi ainda um belo dia, mas foi marcado pela melancolia. A bela toalete que Maria me comprara e todos os presentes que eu recebera não me enchiam o coração; só Jesus poderia me contentar.” Naquele tempo não se podia comungar todos os dias… E a pequena Teresa surge o desejo de comungar frequentemente.

Aproximadamente 01 mês depois da minha primeira comunhão, fui me confessar para a festa da ascensão e me atrevi a pedir a permissão para comungar… o Senhor Padre me concedeu! E tive a graça de ir a Santa Missa entre Papai e Maria. Me recordo com muita alegria essa segunda visita de JESUS. De novo correram-me as lágrimas, com inefável doçura. A alegria de comungar fazia-me chorar. Repetia as palavras de São Paulo: já não sou eu mas é Cristo que vive em mim.” A comunhão para Teresinha não era apenas a participação em um rito, mas é um encontro pessoal e amoroso com Jesus, onde ela se Cristifica!!

 

Veja o que ela diz em CT 92: “Pense que Jesus está ali no tabernáculo expressamente para você, por você somente. Ele arde de desejo de entrar no seu coração…vá! não escute o demônio, mangue dele e vá! (CT92) Ïrmãzinha querida, comungue muitas vezes, bem muitas vezes. Eis o ÚNICO remédio, se você quer se curar. Não foi à toa que Jesus colocou esta atração na sua alma”. Suas frequentes comunhões e as horas diante do sacrário, vão purificá-la, vão amadurecer a sua alma, como fogo que limpa o que está sujo. Que purifica o ouro!

Oremos com Santa Teresinha nessa dimensão eucarística de nossa vida e fé. Ao seu exemplo, procuremos encontrar o Cristo eucarístico que vem habitar em nossa alma e transformar todo nosso ser e reflitamos: Como está o nosso ardor pela Santa Eucaristia?

 

++++++++++++++++++++

Oração final:

 

Ladainha de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face:

 

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos.

Jesus Cristo, atendei-nos.

Deus, Pai do Céu, tem piedade de nós.

Deus Filho, Redentor do mundo, tem piedade de nós.

Deus, Espírito Santo, tem piedade de nós.

Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tem piedade de nós.

 

Santa Maria Mãe de Deus. Rogai por nós.

Rainha e Formosura do Carmelo,

São José, nosso patrono,

Santa madre Teresa de Jesus.

Santo padre João da Cruz.

Santa Teresa do Menino Jesus. Rogai por nós.

Estrela luminosa do Carmelo,

Padroeira das Missões,

Doutora da Pequena Via,

Padroeira da França,

Filigrana do Espírito Santo,

Do amor filial,

Passarinho nas mãos do Senhor,

Perfeição de fé,

Pequena fortaleza de Deus,

Vocação para o amor,

Asceta e mística de grande espiritualidade,

Amor no coração da Igreja,

Confiança obstinada,

Confiança invencível,

Confiança heróica,

Confiança na própria fraqueza,

Ornada com o desejo de santidade,

Repleta do desejo de amor pelo bom Jesus,

Desejo de virtudes,

Agraciada com o desejo de renúncia,

Modelo de retidão,

Exemplo de fidelidade,

Caminho de perfeição,

Alma simples,

Alma sublime,

Alma cândida,

Alma missionária,

Alma penitente,

Alma pequenina,

Alma paciente,

Alma humilde,

Alma pacífica,

Alma enamorada,

Alma que escolheu tudo,

Alma dos pequenos sacrifícios,

Alma doce na noite da provação,

Apóstola da Misericórdia,

Apóstola da Confiança e do Abandono,

Apóstola da Simplicidade de Coração,

Anjo dos Enfermos e Prisioneiros,

Pequena Irmã dos Pobres em Espírito,

Glória do Carmelo,

 

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo. Perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo. Ouvi-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo. Tende piedade de nós.

V/. Rogai por nós, Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face,

R/. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

 

Oremos.

Ó Deus, que preparais o vosso Reino para os pequenos e humildes, dai-nos seguir confiantes, o caminho de santa Teresinha para que, por sua intercessão, nos seja revelada a vossa glória. Por nosso Senhor Jesus vosso Filho na unidade do Espírito Santo. Amém.

Comissão de Formação:

– Estela da Paz, OCDS. Com. São José/Petrópolis, RJ. Coordenadora.

– Maria Inês, OCDS. Com. Alegria da Sagrada Face – Itapetininga, SP.

– Maria Luísa, OCDS. Com. São José/Petrópolis, RJ.

– Ana Catarina Matos, OCDS. Com. Senhora do Carmo – Fortaleza, CE.

 

Referências:

FACE. Santa Teresa de Menino Jesus e da Sagrada. História de uma alma. Manuscritos autobiográficos. 13ª edição. Paulus.

ALVAREZ, Tomás. OCD. “AS DUAS TERESAS, MÃE E FILHA”.

Post a Comment