NOVENA DE SÃO JOSÉ – 7º DIA

NOVENA DE SÃO JOSÉ – 7º DIA

Tema:

Com São José no IV Centenário de Canonização 

de Santa Teresa de Jesus (12/03/1622 – 2022)

 

Lema:

“É coisa de espantar as grandes mercês que Deus me tem feito

 por meio deste bem-aventurado Santo”. (Vida 6,6)

ORAÇÃO INICIAL: (Todos os dias)

“É inegável que mais do que nenhum outro santo, Teresa de Jesus, fez do culto a São José um dos elementos característicos da piedade e da fisionomia espiritual do Carmelo” (Patris Corde). Rezemos pedindo a São José, ao longo destes nove dias, com Santa Teresa de Jesus, que celebra o seu IV Centenário de Canonização, para que alcancem de Deus as graças da saúde da alma e do corpo, da unidade e da paz para as famílias, para a Igreja, para o Carmelo e para o mundo inteiro, especialmente, para o povo ucraniano. 

Acolhei, ó Deus nosso Pai, a súplica que vos fazemos com São José e Santa Teresa de Jesus (…………..), unidos à Bem-Aventurada Virgem Maria.

 

Pai-Nosso. Ave-Maria. Glória ao Pai.

 

Glorioso São José, rogai por nós!

 

Santa Teresa de Jesus, intercedei por nós!

7º DIA – 16/03/2022.

Tema: A fé de José encontra-se com a fé de Maria.

“Em especial, as pessoas de oração sempre lhe haviam de ser afeiçoadas. É que não sei como se pode pensar na Rainha dos Anjos – no tempo em que tanto passou com o Menino Jesus – sem que se dê graças a São José pelo muito que então Os ajudou”. (Santa Teresa de Jesus – Vida 6,8)

 

Ora ao iniciar-se esta peregrinação, a fé de Maria encontra-se com a fé de José. Se Isabel disse da Mãe do Redentor: “Feliz daquela que acreditou”, esta bem-aventurança pode, em certo sentido, ser referida também a José, porque, de modo análogo, ele respondeu afirmativamente à Palavra de Deus, quando esta lhe foi transmitida naquele momento decisivo. A bem da verdade, José não respondeu ao «anúncio» do anjo como Maria; mas «fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu a sua esposa». Isto que ele fez é puríssima “obediência da fé” (cf. Rom 1, 5; 16, 26; 2 Cor 10, 5-6). Pode dizer-se que aquilo que José fez o uniu, de uma maneira absolutamente especial, à fé de Maria: ele aceitou como verdade proveniente de Deus o que ela já tinha aceitado na Anunciação. O CV II ensina: “A Deus que revela é devida a ‘obediência da fé’ (…); pela fé, o homem entrega-se total e livremente a Deus, prestando-lhe “o obséquio pleno da inteligência e da vontade” e dando voluntário assentimento à sua revelação”. A vida espiritual que José nos mostra, não é um caminho que explica, mas um caminho que acolhe. Só a partir deste acolhimento, desta reconciliação, é possível intuir também uma história mais excelsa, um significado mais profundo. José não é um homem resignado passivamente. O seu protagonismo é corajoso e forte. O acolhimento é um modo pelo qual se manifesta, na nossa vida, o dom da fortaleza que nos vem do Espírito Santo. Só o Senhor nos pode dar força para acolher a vida como ela é, aceitando até mesmo as suas contradições, imprevistos e desilusões. 

 

Santa Teresa de Jesus – Vida e Canonização:

Santa Teresa  de  Jesus  se  impôs  universalmente  como  autoridade  na  doutrina mística;  ponto  referencial  para  a  avaliação  de  outras  experiências  místicas  no  campo  da santidade  foram  os  seus  livros;  a  eles  atingiram  abundantemente  os  cultores  da  teologia mística  na  sistematização  desta  ciência,  até  determinar  a  natureza  da  teologia  a  partir  não  só dos  princípios  mas  também  da  própria  experiência,  como  Teresa  fizera  no  Castelo  Interior. Nesta apoteose teresiana  que  se  estende  do  século  XVII  até  as  primeiras  décadas  do  xx século,  se  devem  notar  alguns  inconvenientes.  Primeiro: prevaleceu  a  atenção  barroca  pelas coisas  extraordinárias,  e  extrapolação  dos  fenômenos  místicos  de  seu  contexto  contenutístico, a  forma  literária  inflada  com  que  freqüentemente  foi  apresentada  a  doutrina  de  Teresa. Segundo:  os  grandes  comentadores  da  mística  teresiana  deram  livre  curso  à  fantasia  ao procurarem  fazer  uma  apresentação  sistemático-escolástica  com  a  pretensão  de  fazer  quadrar perfeitamente  as  descrições  teresianas  com  os  raciocínios  da  teologia  escolástica  de  Santo Tomás  de Aquino  e dos seus  discípulos. É  o  caso  de  dizer,  emprestando  a  frase  de  vom  Balthasar,  que  a  leve  borboleta  teve  de suportar  a  pesada  couraça  de  chumbo.  As  límpidas,  diretas  e  imediatas  descrições  teresianas sofreram  a  deformação  de  um  escolasticismo  que  em  tempos  de  pobreza  bíblica,  patrística, litúrgica  não  apreciaram  os  valores  substanciais  postos  em  luz  por  Teresa.

 

Encomendar a São José e Santa Teresa: A prática da fé.

 

Propósito do dia: A virtude da CORAGEM.

ORAÇÃO FINAL: (Todos os dias)

Os Santos ajudam todos os fiéis «a tender à santidade e perfeição do próprio estado». A sua vida é uma prova concreta de que é possível viver o Evangelho. À semelhança de Jesus que disse: «Aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração» (Mt 11, 29), também os Santos são exemplos de vida que havemos de imitar. A isto nos exorta explicitamente São Paulo: «Rogo-vos, pois, que sejais meus imitadores» (1 Cor 4, 16). O mesmo nos diz São José através do seu silêncio eloquente. (Patris Corde 7)

 

Dirijamos-lhe a nossa oração:

Salve, guardião do Redentor

e esposo da Virgem Maria!

A vós, Deus confiou o seu Filho;

em vós, Maria depositou a sua confiança;

convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós

e guiai-nos no caminho da vida.

Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,

e defendei-nos de todo o mal. Amém.

(Patris Corde – 8/12/2020. PP. Francisco)

Estela da Paz.

Estela Maria Teresa de Jesus, OCDS.

Comissão de Espiritualidade.

Comissão de História.

Referência:

Bíblia Sagrada – Evangelhos.

Catecismo da Igreja Católica. 

Exortação apostólica Redemptoris Custos. S. João Paulo II, 15/08/1889.

Carta Apostólica Patris Corde. Papa Francisco, 08/12/2020.

Carta dos Superiores, O.Carm e OCD. 2020.

Livro da Vida, de Santa Teresa de Jesus.

Cervera, OCD. Frei Jesus Castellano. TERESA DE JESUS MESTRA DE VIDA ESPIRITUAL.

SANTOS, Luciana Lopes. Os Letrados e a Doutora: os processos de canonização de Santa Teresa de Jesus e a Universidade de Salamanca (1591-1610)

Post a Comment