NOVENA DE SÃO JOSÉ – 3º DIA

NOVENA DE SÃO JOSÉ – 3º DIA

Tema:

Com São José no IV Centenário de Canonização 

de Santa Teresa de Jesus (12/03/1622 – 2022)

 

Lema:

“É coisa de espantar as grandes mercês que Deus me tem feito

 por meio deste bem-aventurado Santo”. (Vida 6,6)

ORAÇÃO INICIAL: (Todos os dias)

“É inegável que mais do que nenhum outro santo, Teresa de Jesus, fez do culto a São José um dos elementos característicos da piedade e da fisionomia espiritual do Carmelo” (Patris Corde). Rezemos pedindo a São José, ao longo destes nove dias, com Santa Teresa de Jesus, que celebra o seu IV Centenário de Canonização, para que alcancem de Deus as graças da saúde da alma e do corpo, da unidade e da paz para as famílias, para a Igreja, para o Carmelo e para o mundo inteiro, especialmente, para o povo ucraniano. 

Acolhei, ó Deus nosso Pai, a súplica que vos fazemos com São José e Santa Teresa de Jesus (…………..), unidos à Bem-Aventurada Virgem Maria.

 

Pai-Nosso. Ave-Maria. Glória ao Pai.

 

Glorioso São José, rogai por nós!

 

Santa Teresa de Jesus, intercedei por nós!

3º DIA – 12/03/2022.

Tema: São José, comunhão de vida com Jesus.

“Quisera eu persuadir a todos a serem devotos deste glorioso Santo, pela grande experiência que tenho dos bens que alcança de Deus. Não tenho conhecido pessoa que deveras lhe seja devota e lhe presta particulares obséquios, que a não veja mais aproveitada na virtude; porque aproveita de grande modo às almas que a ele se encomendam”. (Santa Teresa de Jesus – Vida 6,7)

A comunhão de vida entre José e Jesus leva-nos a considerar ainda o mistério da Encarnação precisamente sob o aspecto da humanidade de Cristo, instrumento eficaz da divindade para a santificação dos homens: Por força da divindade, as ações humanas de Cristo foram salutares para nós, produzindo em nós a graça, quer em razão do mérito, quer por certa eficácia. Entre estas ações os Evangelistas privilegiam aquelas que dizem respeito ao mistério pascal; mas não deixam de frisar bem a importância do contato físico com Jesus em ordem às curas de enfermidades (cf., por exemplo, Mc 1, 41). A narração do nascimento de Jesus, da circuncisão, da apresentação no templo, da fuga para o Egito e da vida oculta em Nazaré, por motivo do «mistério» de graça contido em tais «gestos», todos eles salvíficos, porque todos participavam da mesma fonte de amor: a divindade de Cristo. A vontade de Deus, a sua história e o seu projeto, passam também através da angústia de José. Assim ele ensina-nos que ter fé em Deus inclui também acreditar que Ele pode intervir inclusive através dos nossos medos, das nossas fragilidades, da nossa fraqueza. E ensina-nos que, no meio das tempestades da vida, não devemos ter medo de deixar a Deus o timão da nossa barca. Por vezes queremos controlar tudo, mas o olhar d’Ele vê sempre mais longe. Desde o momento da Anunciação, José, juntamente com Maria, encontrou-se, em certo sentido, no íntimo do mistério escondido desde todos os séculos em Deus e que se tinha revestido de carne: O Verbo fez-se carne e habitou entre nós (Jo 1, 14). Sim, Ele habitou entre os homens e o âmbito da sua morada foi a Sagrada Família de Nazaré, uma das tantas famílias desta pequena cidade de Galileia, uma das tantas famílias da terra de Israel. Aí, Jesus crescia e «robustecia-se , cheio de sabedoria, e a graça de Deus estava com ele (Lc 2, 40). Os Evangelhos resumem em poucas palavras o longo período da vida «oculta», durante o qual Jesus se preparou para a sua missão messiânica. Há um só momento que é subtraído a este escondimento e é descrito pelo Evangelho de São Lucas: a Páscoa de Jerusalém, quando Jesus tinha doze anos de idade. 

 

Santa Teresa de Jesus – Vida e Canonização:

Santa Teresa impôs-se claramente por si mesma a partir do século XVII em duas direções. De um lado através do influxo externo das suas obras em áreas culturais diversas e nas novas escolas de espiritualidade, principalmente na Itália, França e Flandres. Por outro através da formação de uma escola mística carmelitano-teresiana com eminentes teólogos e comentadores que se inspiraram continuamente nos livros de Teresa. Assim o influxo foi decisivo na terminologia mística, nas descrições fenomênicas, na escala das graças místicas pode dizer-se que, ao lado de João da Cruz, Teresa de Jesus se impôs universalmente como autoridade na doutrina mística; ponto referencial para a avaliação de outras experiências místicas no campo da santidade foram os seus livros; a eles atingiram abundantemente os cultores da teologia mística na sistematização desta ciência, até determinar a natureza da teologia a partir não só dos princípios, mas também da própria experiência, como Teresa fizera no Castelo Interior.

 

Encomendar a São José e Santa Teresa: As angústias e fraquezas.

 

Propósito do dia: A virtude da FORTALEZA.

ORAÇÃO FINAL: (Todos os dias)

Os Santos ajudam todos os fiéis «a tender à santidade e perfeição do próprio estado». A sua vida é uma prova concreta de que é possível viver o Evangelho. À semelhança de Jesus que disse: «Aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração» (Mt 11, 29), também os Santos são exemplos de vida que havemos de imitar. A isto nos exorta explicitamente São Paulo: «Rogo-vos, pois, que sejais meus imitadores» (1 Cor 4, 16). O mesmo nos diz São José através do seu silêncio eloquente. (Patris Corde 7)

 

Dirijamos-lhe a nossa oração:

Salve, guardião do Redentor

e esposo da Virgem Maria!

A vós, Deus confiou o seu Filho;

em vós, Maria depositou a sua confiança;

convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós

e guiai-nos no caminho da vida.

Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,

e defendei-nos de todo o mal. Amém.

(Patris Corde – 8/12/2020. PP. Francisco)

Estela da Paz.

Estela Maria Teresa de Jesus, OCDS.

Comissão de Espiritualidade.

Comissão de História.

Referência:

Bíblia Sagrada – Evangelhos.

Catecismo da Igreja Católica. 

Exortação apostólica Redemptoris Custos. S. João Paulo II, 15/08/1889.

Carta Apostólica Patris Corde. Papa Francisco, 08/12/2020.

Carta dos Superiores, O.Carm e OCD. 2020.

Livro da Vida, de Santa Teresa de Jesus.

Cervera, OCD. Frei Jesus Castellano. TERESA DE JESUS MESTRA DE VIDA ESPIRITUAL.

SANTOS, Luciana Lopes. Os Letrados e a Doutora: os processos de canonização de Santa Teresa de Jesus e a Universidade de Salamanca (1591-1610)

Post a Comment