NOVENA DE SANTA TERESA JESUS – 2022. 7. dia

NOVENA DE SANTA TERESA JESUS – 2022. 7. dia

NOVENA DE SANTA TERESA DE JESUS – ANO 2022.

(Dentro do IV Centenário da Canonização de Santa Teresa de Jesus)

(De 06 a 154 de outubro de 2022)

Tema: «Tão perto O temos no Sacramento» (V 22, 6)

Oração inicial: (Todos os dias)

– Sinal da Cruz.

– Vinde Espírito Santo.

– Salve-Rainha.

A Eucaristia “é o coração e o cume da vida da Igreja, porque nela Cristo associa a sua Igreja e todos os seus membros ao seu sacrifício de louvor e de ação de graças, oferecido ao Pai uma vez por todas na cruz”. (CEC 1407). «O Pai deu-nos o Filho “para sempre”, isto é, para a eternidade. No “Pai nosso” pedimos ao Pai o pão da Eucaristia para o “hoje” da vida temporal. É o Pai quem nos dá o corpo e o sangue de Jesus, como Pão que sustenta a vida dos homens, alimento que marca a continuidade entre a nossa vida no tempo e na eternidade. Para Santa Teresa a Eucaristia é o maná da humanidade, sustento da história dos homens e sua temporalidade. “Se não é por nossa culpa, não morreremos de fome” (CV 34, 2). Nunca ousaremos pedir ao Pai que retire do mundo o seu santíssimo pão: “Que seria de nós?” (CV 35, 4). Na Eucaristia, pedimos ao Pai o maná da humanidade. (CV 36, 10). Apresentemos ao Pai nossas intenções, rezando e meditando com Santa Teresa em suas experiências eucarísticas, deixando-nos contagiar e abrasar por esta profunda escola eucarística, a fim de que possamos assumir o nosso batismo e nossa vocação com maior solicitude para melhor servi-Lo.

Intenções: (…………………..)

Oremos.

Deus todo poderoso que abrasastes o coração de Santa Teresa nossa Mãe, fortalecendo-a a assumir árduas tarefas em prol do vosso nome; fazei-nos por sua intercessão, sentir intimamente a força do vosso amor, o qual nos leve a trabalhar para vós com generosidade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo. Amém.

7º Dia – «Por mim ficastes no Santíssimo Sacramento».

Meditando com Santa Teresa:

A Eucaristia é o banquete das núpcias do Cordeiro, um «convite nupcial», uma «aliança nupcial», uma «comunhão esponsal». A Eucaristia é, para Santa Teresa de Jesus, uma «união nupcial», uma «comunhão esponsal» cujo «fruto» é uma «consanguinidade» operativa entre Cristo e a alma. Ela insiste muito nas consequências práticas da Eucaristia: «Se uma lavradorazita se casasse com o rei e tivesse filhos, não ficavam eles já de sangue real? Pois, se Nosso Senhor faz tanta mercê a uma alma, que tão sem divisão se une com ela, que desejos, que efeitos, que filhos de obras heróicas não poderão nascer dali, a não ser por culpa dela?» (MC 3, 8). A Eucaristia está plena de fecundidade espiritual e eficácia apostólica. Na Eucaristia, o Amado é para a amada e a amada é para o Amado. Poderíamos dizer, que a Eucaristia é “o beijo de Jesus à alma de S. Teresa”: «Torno a dizer, Deus meu, e a suplicar-Vos pelo Sangue de Vosso Filho, que me façais esta mercê: “Beije-me com o beijo de sua boca”, pois sem Vós, que sou eu, Senhor? Se não estou junto de Vós, que valho? Se me desvio um pouquinho de Vossa Majestade, onde vou parar? Ó Senhor meu e Misericórdia minha e meu Bem! (MC 4, 8ss).

Meditando com a Igreja:

O conteúdo do pão partido é a cruz de Jesus, seu sacrifício de obediência por amor ao Pai. Se não tivéssemos a Última Ceia, isto é, se não tivéssemos a antecipação ritual de sua morte, jamais teríamos podido compreender como a realização de sua condenação à morte poderia ter sido de fato a ato de adoração perfeita, agradável ao Pai, o único ato verdadeiro de adoração, a única verdadeira liturgia. Apenas algumas horas depois da Ceia, os apóstolos poderiam ter visto na cruz de Jesus, se pudessem suportar o peso dela, o que significava para Jesus dizer “corpo oferecido”, “sangue derramado”. (PP Francisco. Desideri Desideravi, 7, 2022)

Oração:

Na Eucaristia Cristo está sacrificado para nos possibilitar oferecê-lo em sacrifício ao Pai na missa e fora dela, pelo sacerdote e por todos os batizados (CV 35).

Tenho reparado que só nesta petição duplicar as palavras, porque diz primeiro e pede que Lhe deis este pão de cada dia, e torna a dizer: “dai-nos hoje, Senhor. Põe-se também diante de Seu Pai, como a dizer-Lhe: já que uma vez no-Lo deu para que morresse por nós, que já é “nosso”, não no-Lo torne a tirar, mas O deixe servir, cada dia, até se acabar o mundo”. (CV 33, 2-5).

 

Propósito pessoal eucarístico: (….)

Rezemos: Pai Nosso. Ave-Maria. Glória ao Pai… Amém.

Santa Teresa de Jesus, rogai por nós!

Oração final:

* * * * * * * * * * * * * *

Oração final: (Todos os dias)

LADAINHA DE SANTA TERESA DE JESUS

Senhor, tende piedade de nós!
Jesus Cristo, tende piedade de nós!
Senhor, tende piedade de nós!
Jesus Cristo, ouvi-nos!
Jesus Cristo, atendei-nos!
Deus Pai do Céu, tende piedade de nós!
Deus Filho Redentor do Mundo, tende piedade de nós!
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós!
Santíssima Trindade que sois um só Deus, tende piedade de nós!

Nossa Senhora do Monte Carmelo.
Rogai por nós!
Glorioso São José, Patrono de Carmelo, Rogai por nós!

Santa Madre Teresa de Jesus. Rogai por nós!
Mãe fundadora do Carmelo Descalço,
Grande Doutora da Igreja,

Mestra de Vida Espiritual,

Mestra do Caminho de Perfeição,

Mestra do Castelo Interior,

Esposa espiritual de Cristo,

Virgem prudente e fiel,

Santa da alta contemplação,
Testemunha do mistério cristão,

Verdadeira Filha da Igreja,
Modelo dos Descalços,

Modelo de Fundadora,

Modelo de Santidade,

Glória da cidade de Ávila,
Martelo dos Hereges,
Coração transpassado pelo Amor,
Nossa Mãe e protetora no Céu,

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo.

Perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo.

Ouvi-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo.

Tende piedade de nós.

V/. Rogai por nós, Santa Madre Teresa de Jesus,

R/. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

SANTA TERESA DE JESUS,

Rogai por nós!

Estela da Paz, OCDS.

Comissão de História.

Comissão de Espiritualidade. 

 

Referências:

REIS. Manuel Reis, OCD. Santa Teresa de Jesus… e a Eucaristia.

Carta Apostólica DESIDERIO DESIDERAVI, 29/06/2022 – PP. Francisco.

Post a Comment