NOVENA DE SANTA TERESA JESUS – 2022. 3. dia

NOVENA DE SANTA TERESA JESUS – 2022. 3. dia

NOVENA DE SANTA TERESA DE JESUS – ANO 2022.

(Dentro do IV Centenário da Canonização de Santa Teresa de Jesus)

(De 06 a 14 de outubro de 2022)

Tema: «Tão perto O temos no Sacramento» (V 22, 6)

Oração inicial: (Todos os dias)

– Sinal da Cruz.

– Vinde Espírito Santo.

– Salve-Rainha.

A Eucaristia “é o coração e o cume da vida da Igreja, porque nela Cristo associa a sua Igreja e todos os seus membros ao seu sacrifício de louvor e de ação de graças, oferecido ao Pai uma vez por todas na cruz”. (CEC 1407). «O Pai deu-nos o Filho “para sempre”, isto é, para a eternidade. No “Pai nosso” pedimos ao Pai o pão da Eucaristia para o “hoje” da vida temporal. É o Pai quem nos dá o corpo e o sangue de Jesus, como Pão que sustenta a vida dos homens, alimento que marca a continuidade entre a nossa vida no tempo e na eternidade. Para Santa Teresa a Eucaristia é o maná da humanidade, sustento da história dos homens e sua temporalidade. “Se não é por nossa culpa, não morreremos de fome” (CV 34, 2). Nunca ousaremos pedir ao Pai que retire do mundo o seu santíssimo pão: “Que seria de nós?” (CV 35, 4). Na Eucaristia, pedimos ao Pai o maná da humanidade. (CV 36, 10). Apresentemos ao Pai nossas intenções, rezando e meditando com Santa Teresa em suas experiências eucarísticas, deixando-nos contagiar e abrasar por esta profunda escola eucarística, a fim de que possamos assumir o nosso batismo e nossa vocação com maior solicitude para melhor servi-Lo.

Intenções: (…………………..)

Oremos.

Deus todo poderoso que abrasastes o coração de Santa Teresa nossa Mãe, fortalecendo-a a assumir árduas tarefas em prol do vosso nome; fazei-nos por sua intercessão, sentir intimamente a força do vosso amor, o qual nos leve a trabalhar para vós com generosidade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo. Amém.

3º Dia – “Em comunhão com a Santíssima Trindade”

Meditando com Santa Teresa:

O Pai e o Filho no seu grande amor por nós deram-nos a Eucaristia. A Eucaristia é uma manifestação do amor do Pai e do Filho e do Espírito Santo. A Eucaristia, no dizer do Concílio Vaticano II, introduz-nos na Trindade: «Na Eucaristia, os fiéis unidos com o bispo têm acesso a Deus Pai por meio do Filho, Verbo Encarnado, morto e glorificado, na efusão do Espírito Santo, e entram em comunhão com a Santíssima Trindade, feitos “participantes da natureza divina” (2 Pe 1, 4)». Teresa é uma «amiga forte de Deus» (V 15, 5). É, como todos os Santos, uma «grande intérprete da piedade eucarística». A sua «teologia da Eucaristia», brilhando como uma evidência, «contagia-nos» e «abrasa-nos» no amor a «Jesus eucarístico». Viveu centrada na Eucaristia. O seu «pequeno tratado» sobre a Eucaristia contém uma oração que é uma autêntica «anáfora teresiana». Teresa dá graças ao Pai dos Céus pela Eucaristia. E tem razão, porque o Pai é o autor da Eucaristia: «Meu Pai é que vos dá o verdadeiro pão que vem do Céu» (Jo 6, 32).

Meditando com a Igreja:

Desejei ardentemente comer esta páscoa convosco, antes de sofrer’. (Lc 22,15) Estas palavras de Jesus, com as quais se abre o relato da Última Ceia, são a fresta pela qual nos é dada a surpreendente possibilidade de intuir a profundidade do amor das pessoas da Santíssima Trindade por nós”. (PP Francisco. Desideri Desideravi, 2, 2022)

Oração:

A Eucaristia é a continuação da presença de Cristo entre os homens. Presença “velada” da sua Humanidade, como a Encarnação foi presença velada da sua divindade. É um novo «disfarce» da sua Pessoa gloriosa, mas em suma proximidade misteriosa. O orante necessita entrar na presença misteriosa do Outro para ativar o trato recíproco de amor. “Bem entendeu que pedia mais nisto do que tinha pedido em tudo o mais, porque já sabia a morte que Lhe haviam de dar, e as desonras e afrontas que havia de padecer. Pois, que pai haveria, Senhor, que tendo-nos dado Seu Filho – e tal filho – e pondo-Lho em tal estado, quisesse consentir que ficasse entre nós a padecer de novo cada dia? Por certo, nenhum, Senhor, a não ser o vosso; bem sabeis a Quem pedis”. (CV 33, 2-5).

 

Propósito pessoal eucarístico: (….)

Rezemos: Pai Nosso. Ave-Maria. Glória ao Pai… Amém.

Santa Teresa de Jesus, rogai por nós!

Oração final:

Oração final: (Todos os dias)

LADAINHA DE SANTA TERESA DE JESUS

Senhor, tende piedade de nós!
Jesus Cristo, tende piedade de nós!
Senhor, tende piedade de nós!
Jesus Cristo, ouvi-nos!
Jesus Cristo, atendei-nos!
Deus Pai do Céu, tende piedade de nós!
Deus Filho Redentor do Mundo, tende piedade de nós!
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós!
Santíssima Trindade que sois um só Deus, tende piedade de nós!

Nossa Senhora do Monte Carmelo.
Rogai por nós!
Glorioso São José, Patrono de Carmelo, Rogai por nós!

Santa Madre Teresa de Jesus. Rogai por nós!
Mãe fundadora do Carmelo Descalço,
Grande Doutora da Igreja,

Mestra de Vida Espiritual,

Mestra do Caminho de Perfeição,

Mestra do Castelo Interior,

Esposa espiritual de Cristo,

Virgem prudente e fiel,

Santa da alta contemplação,
Testemunha do mistério cristão,

Verdadeira Filha da Igreja,
Modelo dos Descalços,

Modelo de Fundadora,

Modelo de Santidade,

Glória da cidade de Ávila,
Martelo dos Hereges,
Coração transpassado pelo Amor,
Nossa Mãe e protetora no Céu,

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo.

Perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo.

Ouvi-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo.

Tende piedade de nós.

V/. Rogai por nós, Santa Madre Teresa de Jesus,

R/. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

SANTA TERESA DE JESUS,

Rogai por nós!

Estela da Paz, OCDS.

Comissão de História.

Comissão de Espiritualidade. 

 

Referências:

REIS. Manuel Reis, OCD. Santa Teresa de Jesus… e a Eucaristia.

Carta Apostólica DESIDERIO DESIDERAVI, 29/06/2022 – PP. Francisco.

Post a Comment