PRIMEIRO DIA
A anunciação do Anjo a Maria: Ave Cheia de Graça, o Senhor é Contigo!
ORAÇÃO INICIAL
Oh, quisera cantar, Maria, porque te amo. Porque Teu nome dulcíssimo faz bater meu coração. E porque o pensamento de tua grandeza suprema não poderia à minha alma inspirar o temor, se eu te contemplasse na tua sublime glória. E, ultrapassando o brilho de todos os bem aventurados, que fosse filha, eu não poderia crer. Diante de Ti, ó Maria, eu baixaria os olhos! Amém PN 54-1
Faça seu pedido!
PALAVRA DE DEUS
26Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, 27a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria.
28Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» 29Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. 30Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. 31Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. 32Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, 33reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.»
34Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem? 35O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. 36Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, 37porque nada é impossível a Deus.» 38Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo retirou-se de junto dela.» (Lc 1, 26-38)
MEDITANDO COM SANTA TERESINHA
És Tu Jesus, a flor apenas aberta;
Eu te contemplo no Teu primeiro olhar;
És Tu Jesus, a fascinante rosa,
O fresco botão, gracioso e vermelho,
Os braços tão puro de Tua Mãe querida,
Foram para Ti um berço, trono real;
Teus doce sol é o seio de Maria,
E o Teu orvalho, é o Leite virginal.( PN. 1,3 )
Não temas amar demais a Santíssima Virgem, jamais você a amará bastante. e Jesus ficará bem contente, pois a Santíssima Virgem é sua mãe. “ (CT. 105)
REFLEXÃO
Ao contemplar esse texto tão importe para nós cristãos, sobre o anúncio da encarnação do Verbo Divino, onde descreve que, através do sim de uma mulher, “o Verbo de fez carne e habitou entre nós”, percebemos o agir de Deus por meio de Maria, nossa Mãe. Não tema amá-la! Jesus ama aos que amam Sua Mãe.. João Paulo II, diante desse texto, escreve que: “Maria leva-nos a aprender o segredo da alegria cristã, lembrando-nos que o cristianismo é, antes de mais nada, evangelion, Boa Nova, que tem o seu centro, antes, o seu mesmo conteúdo, na pessoa de Cristo, o Verbo feito carne, único salvados do mundo (RVM 20), aliás, ele exprimia: “O Rosário é a minha oração predileta. Oração maravilhosa na simplicidade e na profundidade.” ( cf RVM 2)
Contemple no rosário a anunciação do Verbo Divino: e o Verbo se fez carne e habitou entre nós.” Perceba o agir de Deus por meio de Maria, nossa mãe. Não tema amá-la. Jesus ama os que amam sua Mãe.
ORAÇÃO FINAL
Ó Senhora do Carmo, revestido de vosso escapulário, eu vos peço que ele seja para mim sinal de vossa maternal proteção, em todas as necessidades, nos perigos e nas aflições da vida. Acompanhai-me com vossa intercessão, para que eu possa crescer na Fé, Esperança e Caridade, seguindo a Jesus e praticando Sua Palavra.
Nossa Senhora do Carmo, Rogai por nós!
Ana Catarina da Santíssima Trindade, OCDS
Comissão de Espiritualidade
Província São José
RONDINELLE
Lindos os textos desta novena! Gratidão!
Keli Amaral da Silva
Amém