Evangelho orado – Terça-feira da XXVIII Semana Do Tempo Comum

Evangelho orado – Terça-feira da XXVIII Semana Do Tempo Comum

11 de Outubro de 2022
Terça-feira da XXVIII Semana Do Tempo Comum
Centro de Iniciativa de Pastoral de Espiritualidade
CIPE

Motivação

A vida consiste em viver o ordinário, o simples, o cotidiano e abrir-se ao inesperado, aos presentes surpreendentes que a vida lhe dá cada dia sem estar programado, sem estar em uma atitude de saber por onde veem os tiros.
O Espírito nos impulsiona a abrir-nos, a reconhecer que tudo o que passamos, qualquer coisa que haja sucedido em nossa história, tudo o que consciente e inconsciente, tudo nos cura, tudo nos salva, tudo nos traz uma palavra da parte de Deus. Nada fica fora. Através de meditações simples e pobres Deus se aproxima a nossa vida e nos cura. Só necessitamos abrir-nos e dizer: “Aqui está minha vida, Senhor”.

Evangelho de São Lucas 11,37-41

Naquele tempo, enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa. O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. O Senhor disse ao fariseu: “Vós, fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”.

Comentário Orante

No âmbito de uma refeição com um fariseu, Jesus deixa claro que a autêntica pureza não está nas abluções (lavagem do corpo ou parte dele) ou ritos. O que agrada ao Deus da Aliança nasce no interior da pessoa e se expressa na caridde fraterna.
Se queres que sua vida seja transparente, não só dês aos demais suas coisas e do que lhe sobra, mas entregue-se, como fez Jesus.

Palavra dos Místicos

Escreve Santa Teresa de Jesus:

« Uma vez, consolando-me com muito amor, disse-me Ele, que não me afligisse (isto com muito amor), pois nesta vida não permanecemos sempre no mesmo estado. Umas vezes eu teria fervor e outras não. Ora sofreria desassossegos e tentações, ora desfrutaria grande paz. Mas que esperasse n’Ele e não temesse».

(Vida 40, 18)

Oração

Tua Palavra, Jesus,
limpa meu barro
e faz dele uma taça
para que beba meu irmão.
Teu Espírito guia meus passos
e me unge com tua força.
Não só quero chamar-me cristão,
quero sê-lo

CIPE

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica

 

 

Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Referência:
• – Imagens disponíveis na WEB

Post a Comment