Evangelho orado – Sexta-feira da XXIII Semana do Tempo Comum

Evangelho orado – Sexta-feira da XXIII Semana do Tempo Comum

09 de Setembro de 2022
Sexta-feira da XXIII Semana do Tempo Comum
Texto Orante: Gracia Navarro, CM

Motivação

O evangelho de hoje é sobre de mestres e discípulos. O importante é aprender cada dia a descobrir Deus naqueles irmãos que aparecem no caminho da vida. Tiremos as vigas dos olhos e comecemos a ajudar aos que todavia não vêm bem o que Deus quer deles.

Evangelho de São Lucas 6, 39-42

Naquele tempo, Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão e não percebes a trave que há no teu próprio olho? Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”

Comentário Orante

Um cego necessita um guia para ir por bom caminho e não cair ou tropeçar. O mesmo sucede no processo de aprendizagem e seguimento de Cristo. Somos cegos ou discípulos, que sem um bom mestre que nos leve até a sã e saborosa doutrina de Cristo, não somos capazes de chegar por nossa conta. É necessário alguém ao nosso lado, um mestre, um guia e quem melhor que o mesmo Jesus Cristo?

Palavra dos Místicos

Do Cântico do Santo Padre João da Cruz:

“Ó almas criadas para estas grandezas, e a elas chamadas! que fazeis? Em que vos entretendes? Baixezas são vossas pretensões e tudo quanto possuís não passa de misérias. Oh! miserável cegueira dos olhos de vosso espírito! Pois para tanta luz estais cegas; para tão altas vozes, sois surdas; não vedes que, enquanto buscais grandezas e glórias, permaneceis miseráveis e vis, sendo ignorantes e indignas de tão grandes bens!”.

(Cântico Espiritual, 39,7)

Oração

Senhor, dá-nos guias e mestres
que nos conduzam à luz
e à sabedoria verdadeira,
ao conhecimento sincero
daquele que tanto nos ama
e nos ajude a tirarmos a viga
para caminhar com melhor vista
no caminho da vida espiritual
e ajudar aos que passam
em nossa jornada diária.

Gracia Navarro, CM

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica

 

 

Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Referência:
• – Imagens disponíveis na WEB

Post a Comment