Evangelho orado – Segunda-feira da XXV Semana do Tempo Comum

Evangelho orado – Segunda-feira da XXV Semana do Tempo Comum

26 de Setembro de 2022
Segunda-feira da XXV Semana do Tempo Comum
Texto Orante: Centro de Iniciativas de Pastoral de Espiritualidade
CIPE

Motivação

O Espírito vive em seu interior. Não tem que buscá-lo fora. Só precisa fazer silencio e escutar sua presença vivificadora.
O Espírito lhe recorda que Jesus vive em você. Em Jesus somos de Deus, n’Ele somos filhos de Deus, n’Ele temos a vida de Deus, n’Ele somos humanidade nova, n’Ele somos irmãos, n’Ele somos um, um só corpo, Seu corpo.
Quando oro creio que tu, meu Deus, me encontra.

Evangelho de São Lucas 9,46-50

Naquele tempo, houve entre os discípulos uma discussão para saber qual deles seria o maior. Jesus sabia o que estavam pensando. Pegou então uma criança, colocou-a junto de si e disse-lhes: “Quem receber esta criança em meu nome estará recebendo a mim. E quem me receber estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”. João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lho proibimos, porque não anda conosco”. Jesus disse-lhe: “Não o proibais, pois quem não está contra vós está a vosso favor”.

Comentário Orante

Sente-se à mesa dos pequenos. É a melhor forma de aprender a responder ao amor. Faça-se pequeno, e um dia notará como o Espírito jorra dentro de você, como um rio. Deus agrada de sua pequenez assumida, a que o leva a uma confiança cega em Seu amor. Desprenda-se da atitude de domínio e poder. Coloque-se a servir.
Quando desejar ser importante recorda-me, Jesus, tua Palavra

Palavra dos Místicos

Escreve Santa Teresinha em uma de suas cartas:

« Às vezes, quando leio certos tratados espirituais nos quais a perfeição se apresenta entre mil travas e rodeada de uma multidão de ilusões, meu pobre espírito se fadiga logo, fecho o douto livro que me quebra a cabeça e me disseca o coração e tomo em minhas mãos a Sagrada Escritura. Então tudo me parece luminoso, uma só palavra abre diante de minha alma horizontes infinitos, a perfeição me parece fácil: vejo que basta reconhecer o próprio nada e abandonar-se como uma criança nos braços de Deus».

(Carta 226, ao Padre Roulland, 9 de maio de 1897)

Oração

Dá-me, Senhor, um coração de criança,
capaz de abandonar-me
nas mãos do Pai como tu.
Que busque mais servir
que ser servido.
CIPE

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica

 

 

Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Referência:
• – Imagens disponíveis na WEB

Post a Comment