Evangelho orado – São Simão e São Judas, apóstolos. Festa

Evangelho orado – São Simão e São Judas, apóstolos. Festa

28 de Outubro de 2022
São Simão e São Judas, apóstolos.
FESTA
Texto Orante: Teresa Gárriz, OCD

Motivação

Venho diante de ti, Senhor, e me abro a tua presença. Te abro as portas do meu coração para encher-me de tua brisa e poder chegar a sentir, pensar e viver como tu.
Invoco ao Espírito Santo, para que seja Ele que consiga transformar meu coração de pedra em coração de carne, em coração manso e humilde como o seu.
No Evangelho de hoje, Jesus necessita retirar-se para orar a sós e acolher a vontade de seu Pai. Que hoje também saia de ti essa força que nos cure a todos.

Evangelho de São Lucas 6, 12-19

Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente
Lucas 6,12-19
de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele e curava a todos.

Comentário Orante

No Evangelho de hoje descobrimos algo que nos enche de alegria. Deus nos chama a cada um por nosso nome. Somos únicos e irrepetíveis para Ele. Não nos faz em série, nos faz a sério. Nos chama a cada um por nosso e para isso passa a noite rezando.
Também descobrimos que acolhe a todos os que lhe buscam, venham de onde venham. Todos tratavam de tocar-lhe fisicamente, mas, sobretudo, com a fé, que é o que faz sempre que se desperte teu poder. E todos ficam curados.
Essa força que sai de ti é a força que procede de tua união com o Pai, de tua comunhão com o Pai na oração.

Palavra dos Místicos

Nos diz Santa Teresa de Jesus dos Andes em uma carta:

«Que feliz sou, irmãzinha querida! Fui cativada nas redes amorosas do Divino Pescador. Quisera fazer-te compreender esta felicidade. Eu posso dizer com certeza que sou sua prometida e que muito em breve celebraremos nossos desposórios no Carmo. Vou ser Carmelita, que te parece? (…)
Que feliz sou! Te convido a passar com Jesus no fundo de tua alma (…) Vivamos com Jesus dentro de nós mesmas. Ele nos dirá coisas desconhecidas. É tão doce seu arrulho de amor.
Ocupemo-nos do próximo, de servir-lhe, ainda que nos cause repugnância fazê-lo. Desta maneira conseguiremos que o trono de nosso coração seja ocupado por seu Dono, por Deus nosso Criador».

(Carta 16. A sua irmã Rebeca, 15 de abril de 1916)

Oração

Oh Deus,
obrigada por pensar em mim desde a eternidade e por chamar-me à vida
em um momento concreto da história.
Obrigada pelo amor que me presenteia
cada dia.
Te peço tua graça para que possa cumprir
a missão que me encomendas e assim
cooperar com a salvação do mundo.
Faça que em minha vida a oração seja algo
indispensável,
e que eu também vá para ouvir tua Palavra,
e receber tua força curadora.
Senhor, atraí-me, quero viver de ti e contigo.
Teresa Gárriz, OCD

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica

 

 

Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Referência:
• – Imagens disponíveis na WEB

Post a Comment