Evangelho orado – São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja

Evangelho orado – São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja

30 de Setembro de 2022
São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja
Memória obrigatória
Texto Orante: Centro de Iniciativas de Pastoral de Espiritualidade
CIPE

Motivação

A Igreja faz memória deste grande sábio e santo. Jerônimo significa “que tem um nome sagrado”. Nasceu em Dalmácia, estudou em Roma, cultivou com esmero todos os saberes e recebeu o batismo cristão. Atraído pela vida contemplativa foi para o oriente onde se ordenou presbítero. Viveu uma vida monástica dedicada a traduzir e explicar as Sagradas Escrituras.
A ele devemos a tradução ao Latim do Antigo e do Novo Testamento, que chegou a ser, com o título de Vulgata, a Bíblia oficial do cristianismo.
Nos deixou esta impressionante frase: “Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo”

Evangelho de São Lucas 10,13-16

Naquele tempo, disse Jesus: “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. Pois bem, no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. Ai de ti, Cafarnaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno. Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”.

Comentário Orante

Ai de mim, se me fecho em mim mesmo! Ai de mim, quando me cega a autossuficiência, quando creio que possuo a verdade, ou da virtude! Continuo necessitando converter-me: Sair de mim, abrir toda minha vida a Deus, todo meu ser.
Que me impede escutar e acolher? Que me impede ver os sinais de Deus em minha vida?

Palavra dos Místicos

De Santa Teresa de Jesus:

« Oh! ainda ficam umas lagartas que não se dão a conhecer, até que, como a que roeu a hera de Jonas, nos roam as virtudes com um amor-próprio, uma própria estimação, um, embora seja em poucas coisas, uma falta de caridade com eles não lhes querendo como a nós mesmos: ainda que, arrastando-nos, cumprimos com a obrigação, para não ser pecado, não chegamos nem de longe ao que deve ser para estarmos de todo unidas com a vontade de Deus».

(5Moradas 3,6)

Oração

Senhor Jesus:
Ajuda-me a acolher tua Palavra
e a acolher-te em meus irmãos.
Ajuda-me a crescer em humildade,
para situar-me, simplesmente,
na verdade do que que sou e o que vivo.
Para acolher, precisamente aí,
teu olhar que me ama, que me cura.
Para deixar-me renovar por ti.
Para viver em teu amor. Amém.
CIPE

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica

 

 

Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Referência:
• – Imagens disponíveis na WEB

Post a Comment