Evangelho Orado – São Bartolomeu, apóstolo

Evangelho Orado – São Bartolomeu, apóstolo

24 de Agosto de 2022
Quarta-feira da XXI Semana do Tempo Comum
São Bartolomeu, apóstolo
Festa
Texto Orante: Eduardo Sanz de Miguel, OCD

Motivação

Dia 24 de agosto é o aniversário da fundação do Convento São José de Ávila por Santa Teresa de Jesus. Num dia como hoje iniciou a história do Carmelo descalço, que hoje está estendido por todo o mundo e consta com 13.000 monjas contemplativas, uns 3.500 frades, umas 60 congregações religiosas de vida ativa e institutos seculares, uns 40.000 membros do Carmelo secular e numerosos grupos leigos associados à Ordem. A semente que Santa Teresa plantou em Ávila num dia como hoje é atualmente uma árvore frondosa que alegra o jardim de Deus.

Evangelho de São João 1, 45-51

Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei e também os Profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”. 46Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” Jesus viu Natanael, que vinha para ele, e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel”. Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que
esta verás!” E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade, eu vos digo, vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

Comentário Orante

Jesus chamou São Bartolomeu para que o seguisse. Surpreende a liberdade de Jesus ao chamar seus discípulos. De fato, proveem de grupos muito distintos, as vezes opostos: fariseus, publicanos, zelotas, pessoas acomodadas, pobres, mulheres… Com eles formou uma família mais forte que a de carne e de sangue. Mas tarde chamou Teresa de Jesus, e hoje nos chama a nós. Todos somos convidados a ser seus amigos e a segui-lo com sinceridade de coração, cada um segundo seu próprio estado e sua vocação particular.

Palavra dos Místicos

Escreve Santa Teresa de Jesus:

“Um dia, depois da comunhão, Sua Majestade me mandou expressamente que trabalhasse nessa empresa com todas as minhas forças. Fez grandes promessas de que não se dei xaria de fundar o mosteiro, no qual ele seria muito bem servido. Disse-me que devia ser dedicado a São José. Este glorioso Santo nos guardaria a uma porta, Nossa Senhora à outra, e Cristo andaria conosco. A nova casa se tornaria uma estrela da qual se irradiaria grande esplendor…
Finalmente, estando tudo pronto, foi o Senhor servido que, no dia de são Bartolomeu, algumas noviças tomassem o hábito. Colocou-se o santíssimo Sacramento, e assim com todas as autorizações e formalidades requeridas, o novo mosteiro do gloriosíssimo pai São José ficou fundado no ano de 1562».

(Vida 32, 11; 36,5)

Oração

Oremos com um poema de Santa Teresa de Jesus, que num dia como o de hoje fundou o convento de São José de Ávila, dando início ao Carmelo descalço:

Vossa sou, para Vós nasci,
Que mandais fazer de mim?
Vossa sou, pois me criastes,
Vossa, pois me resgatastes,
Vossa, pois me suportais,
Vossa, pois me chamastes,
Vossa, pois me esperais,
Vossa pois não estou perdida,
Que mandais fazer de mim?
Que mandais então, Senhor tão bom,
Que faça tão vil servidor?
Que missão destes a este escravo pecador?
Eis-me aqui, meu doce amor,
Meu doce amor, eis-me aqui.
Que mandais fazer de mim?

Frei Eduardo Sanz de Miguel, OCD

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica

 

 

Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Referência:
• – Imagens disponíveis na WEB

Post a Comment