Evangelho Orado – Santa Teresinha do Menino Jesus

Evangelho Orado – Santa Teresinha do Menino Jesus

28 de Agosto de 2022
Domingo da XII Semana do Tempo Comum
Texto Orante: Frei Eduardo Sanz de Miguel, OCD

Motivação

Hoje domingo, Dia do Senhor ressuscitado, Jesus aproxima-se de nós, para convidar-nos à sua mesa. Nos oferece o Pão de sua palavra e o alimento de sua vida feita comida para todos. Convida também aos que não podem pagar-lhe, porque a salvação é gratuita.
Ponha seu coração em atitude fraterna e veja um irmão em cada pessoa com que trates hoje.
Obrigado, Senhor, por convidar-me ao teu banquete, por revelar-me os segredos de teu Reino de amor.

Evangelho de São Lucas 14,1.7-14

Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então, contou-lhes uma parábola: “Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então tu ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. Mas, quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isso vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”. E disse também a quem o tinha convidado: “Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te, e isso já seria a tua recompensa. Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.plantaste e ceifas onde não semeaste. Por isso fiquei com medo e escondi o teu talento no chão. Aqui tens o que te pertence’. O patrão lhe respondeu: ‘Servo mau e preguiçoso! Tu sabias que eu colho onde não plantei e que ceifo onde não semeei? Então devias ter depositado meu dinheiro no banco, para que, ao voltar, eu recebesse com juros o que me pertence’. Em seguida, o patrão ordenou: ‘Tirai dele o talento e dai-o àquele que tem dez! Porque a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas, daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado. Quanto a este servo inútil, jogai-o lá fora, na escuridão. Ali haverá choro e ranger de dentes!’”

Comentário Orante

Jesus nos convida a ocupar os últimos postos, conhece nossa psicologia e sabe de nossa necessidade de prestígio e reconhecimento social. De Jesus que não veio a ser servido, mas a servir, aprendemos a verdadeira humildade.
A palavra nos chama hoje a dar e a dar-nos gratuitamente sem esperar em troca recompensa alguma nesta vida.
Descubra que a maior autoestima consiste em aceitar com paz as próprias limitações e as alheias. Peça ao Senhor.

Palavra dos Místicos

Escreve Santa Teresa de Jesus:

“Que banquete poderia uma carmelita oferecer às suas irmãs, a não ser uma refeição espiritual composta de caridade amável e alegre? Pessoalmente, não conheço outro e quero imitar são Paulo, que se alegrava com quem estava alegre. Verdade que também chorava com os tristes, e que no banquete que quero servir, também tem que aparecer algumas vezes as lágrimas, mas sempre procurarei que essas lágrimas se transformem em alegria; pois o Senhor ama quem dá com alegria”.

(Santa Teresinha, História de uma Alma, Manuscrito C)

Oração

Em tua presença venho, Senhor, fazer minha oração.
Faça que seja simples e humilde.
Simples como a súplica de uma criança.
Humilde como o clamor do pobre.
Escuto tua voz que me diz:
“venham a mim, os feridos pela vida,
os cansados, os que estão desanimados,
porque meu Reino não se ganha,
nem se merece, se oferece”.
Senhor Jesus, muitas vezes nos
comportamos como os personagens
desse banquete.
Envia-nos teu Espírito de humildade
e transforma-nos em pessoas simples.

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica

 

 

Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Referência:
• – Imagens disponíveis na WEB

Post a Comment