Evangelho orado – Santa Elisabeth da Trindade, virgem. Memória OCD.

Evangelho orado – Santa Elisabeth da Trindade, virgem. Memória OCD.

08 de Novembro de 2022
Terça-feira da XXXII Semana do Tempo Comum
Santa Elisabeth da Trindade, virgem
Memória OCD
Texto Orante: Frei Héctor Cáceres, OCD

Motivação

A lembrança desta carmelita descalça alimenta o desejo de uma comunhão e intimidade mais forte contigo, Senhor. Sou lugar, espaço, templo no qual sempre estás.
A certeza de tua presença me acompanha, me sustém, me fortalece. Começo este tempo de oração tomando consciência que sou espaço habitado, Pai-Filho e Espírito modelam com esmero a beleza de minha alma e me impulsionam a permanecer em seu amor.

Evangelho de São Lucas 17, 7-10

Naquele tempo, disse Jesus: “Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa’? Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso tu poderás comer e beber’? Será que vai agradecer ao empregado, por que fez o que lhe havia mandado? Assim também vós, quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”.

Comentário Orante

As palavras de Jesus hoje querem levar nossa vida pelo caminho do serviço, não importa quem esteja adiante, nossa condição de seguidores seus imprime a marca da doação, da disponibilidade sem esperar uma recompensa.
Como o Mestre, a vida que se gasta em exercício do amor é a que resplandece, é a que faz realidade o Reino, a que rompe o círculo do egoísmo e transforma os corações.

Palavra dos Místicos

Santa Elisabeth da Trindade, em uma de suas cartas, nos disse:

« Querida Maria Luisa, me alegro de tuas esperanças e da chegada do anjinho. Não tenhas medo. Vive na paz de Deus. Ele te ama. Ele vela por ti como uma mãe por seu filhinho.
Pensa que estás n’Ele, que Ele se converte em tua morada aqui na terra. E além do mais, Ele está em ti, que o tens no mais íntimo de ti mesma, que a qualquer hora do dia e da noite, em meio de todas as alegrias e de todas as provas podes encontrar-lhe ali muito próximo, muito dentro de ti. Este é o segredo da felicidade, este é o segredo dos santos».

(Carta 175 (154) a Maria Luisa Maurel, Carmelo de Dijon, 24 de agosto 1903)

Oração

Trindade santa, único Deus,
dá-me permanecer sempre em ti,
receber as riquezas do Reino,
e abrir as mãos e o coração
para ser presença transformada em amor.

Frei Héctor Cáceres, OCD

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica

 

 

Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Referência:
• – Imagens disponíveis na WEB

Post a Comment