Evangelho orado – Sábado da XXIV Semana do Tempo Comum

Evangelho orado – Sábado da XXIV Semana do Tempo Comum

17 de Setembro de 2022
Sábado da XXIV Semana do Tempo Comum
Texto Orante: Centro de Iniciativas de Pastoral de Espiritualidade
CIPE

Motivação

Começamos este momento de oração em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Oramos na presença da Trindade, do Deus Amor.
Deus é amigo da vida, compassivo e misericordioso.
Jesus de Nazaré, semeador da Palavra de Deus em nossos corações.
Espírito Santo, rega minha terra seca para que cada dia estreie com alegria a fé em Jesus Ressuscitado.

Evangelho de São Lucas 8, 4- 15

Naquele tempo, reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola: “O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram. Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram juntos e a sufocaram. Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um”. Dizendo isso, Jesus exclamou: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. Jesus respondeu: “A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que, olhando, não vejam e, ouvindo, não compreendam. A parábola quer dizer o seguinte: a semente é a Palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas depois vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem. Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam, mas, na hora da tentação, voltam atrás. Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo, são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida e não chegam a amadurecer. E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra e dão fruto na perseverança”.

Comentário Orante

Deus fala. Tem vontade de dizer. Busca corações abertos onde depositar sua semente.
Faça silencio para escutar. Rumine a Palavra para que que se cale dentro. Olhe para Jesus que lhe comunica a vida. Guarda o que Jesus lhe diz no coração, como Maria. Que a Palavra se faça vida em você.

Palavra dos Místicos

Escreve o Beato Francisco Palau y Quer:

“Minha irmã, já conheces meu natural, quando Deus me chama, nada há quanto se me põe adiante por terrível e desagradável que seja, que não o assalte e atropele. E, além do mais, quando Deus prega e fala em mim e por mim, eu sou o primeiro que recebo o dom da palavra divina, e a palavra de Deus me salvará e me confortará. Te digo isto para que vejas a nova marcha que tomo. A pregação me abrirá passagem para todo o demais”.

(Carta 54. A Juana Gratias: Es Cubells Alcudia (Mallorca), 27 de outubro de 1860)

Oração

Me descalço para escutar.
Te escuto para encher-me de ti.
Te olho com amor.
Sei que vais sempre comigo.
Obrigada, Jesus, por tudo.

CIPE

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica

 

 

Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Referência:
• – Imagens disponíveis na WEB

Post a Comment