Evangelho orado – Quinta-feira da XXIX Semana do Tempo Comum

Evangelho orado – Quinta-feira da XXIX Semana do Tempo Comum

20 de Outubro de 2022
Quinta-feira da XXIX Semana do Tempo Comum
Texto Orante: Teresa Gárriz

Motivação

Me apresento diante de ti, Senhor, sabendo que esteja como esteja, tu sempre me acolhes, me esperas e me tens preparado o que necessito. Pode ser que esteja alegra ou triste, em paz ou alterado…, mas sinta como sinta, o certo é que agora estou diante de ti e desejo escutar-te.
Sereno minha mente e meu coração e tomo consciência de tua presença.
Me disponho para encontrar-me contigo.
Hoje de novo a Palavra do Senhor me interpela, me surpreende, me incomoda…Jesus afirma que não veio para trazer a paz ao mundo, mas a divisão… então, por que lhe chamamos Príncipe da Paz?

Evangelho de São Lucas 12,39-48

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Eu vim para lançar fogo sobre a terra e como gostaria que já estivesse aceso! Devo receber um batismo e como estou ansioso até que isso se cumpra! Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. Pois daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 53ficarão divididos o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.

Comentário Orante

Enquanto esteve no meio de nós, Jesus se esforçou para contagiar-nos com o fogo que ardia em seu coração. Queria vê-lo estendido por toda a terra, que o mundo inteiro estivesse em chamas…, Mas, que classe de fogo é esse e por que essa urgência?
Esse é o verdadeiro questionamento que nós temos que fazer diante deste Evangelho: Que é o que moveu Jesus? Se abrirmos bem os olhos, e sobretudo o coração, vemos que o que lhe moveu foi seu amor ao Pai e sua compaixão pelos pobres.
E nosso grande pecado é deixar que esse fogo se vá apagando pouco a pouco. Porque a paz que nós queremos e o que nos urge é a ausência de problemas: que nos deixem em paz”, e essa paz está muito longe da de Jesus. “Minha paz os dou, mas eu não a dou como a dá o mundo”.

Palavra dos Místicos

Nos diz São Rafael Kalinowski:

«O mundo pode me privar de tudo, mas sempre ficará um lugar escondido que lhe será inacessível: A Oração! Nela, podemos receber o passado, o presente e o porvir, e colocá-los no sinal e plano da Esperança. Oh! Deus, que grande Tesouro dás aqueles que esperam em Ti».

(Santa Teresa, Caminho de Perfeição 27, 4.5)

Oração

Espírito Santo, tu és o Amor do Pai
e do Filho.
Hoje mais que nunca te necessitamos.
Penetra nossas vidas,
faça-as semelhantes à de Jesus.
Queima-nos! Abrasa-nos!
Infunde calor de vida
em nosso gelo de egoísmos e comodidades!
Que essa seja nossa única urgência: transmitir
teu Amor.
Vem Espírito Santo,
acende em nós o fogo de teu Amor.

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica

 

 

Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Referência:
• – Imagens disponíveis na WEB

Post a Comment