Evangelho orado – Quarta-feira da XXIV Semana do Tempo Comum

Evangelho orado – Quarta-feira da XXIV Semana do Tempo Comum

14 de Setembro de 2022
Quarta-feira da XXIV Semana do Tempo Comum
Exaltação da Cruz
Festa
Texto Orante: Frei Rafael Pascual Elias, OCD

Motivação

A Igreja celebra esta festa da Cruz, fruto da liberdade e amor de Jesus que quis mostrar-nos seu amor, compartilhar nossa dor e fazê-lo redentor.
O amor de Jesus transformou a cruz em sinal de benção. De símbolo de morte, em símbolo do amor que vence o ódio e a violência e gera a vida imortal.
Nem sempre é fácil entender a cruz. Só com a contemplação se pode avançar nesse mistério de amor.
Coloque-se diante de Jesus crucificado e observe detida o amor.
Coloque seu coração junto a cruz de Jesus e beba abundantemente de seu amor.
Abro minhas mãos para acolher teu amor.
Amo a meus irmãos para agradecer teu amor.

Evangelho de São João 3, 13-17

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: “Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna. Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”.

Comentário Orante

Deus é puro amor. É uma fonte de vida, um manancial inesgotável. Deus quer que todos se salvem, que ninguém se perca. Não tenhamos medo de colocar-nos aos pés de Cristo. Não há lugar mais alto nem maior que estar aos pés da cruz de nosso Senhor. Peçamos-lhe que nos conceda a graça de entrar nesse mistério de amor.
Hoje podemos dedicar uns minutos para colocar-nos diante da cruz de Cristo e perguntar-nos: Cristo crucificado é para mim um mistério de amor? Sigo a cruz sem Jesus, sempre queixando-me, sem dar-me conta de que Ele sempre caminha a meu lado?

Palavra dos Místicos

Escreve Santa Teresa Benedita da Cruz, Edith Stein na “Exaltação da Cruz”:

“Que se faça tua vontade! Esse foi o conteúdo da vida de nosso Redentor. Ele veio ao mundo para realizar a vontade do Pai…
A vontade se faz inconstante e instável, é assediada por dúvidas e escrúpulos ou se enquista em seu extravio. Frente a isto não há outro remédio, mas o do caminho do seguimento de Cristo, do Filho do Homem, que não só obedeceu diretamente ao Pai celestial, mas que se submeteu aos homens que a vontade do Pai havia colocado sobre Ele. A obediência ordenada por Deus liberta a vontade escravizada das ataduras das criaturas e a conduz de retorno à liberdade. Nesse sentido é também o caminho até a pureza do coração”.

(A exaltação da cruz)

Oração

Oh, Senhor nosso,
a festa da Cruz de teu Filho
nos ajuda a reconhecer
tua misericórdia.
Jesus nos mostra,
nessa entrega sem medida,
que um dia todos gozaremos
da glória da eternidade,
mas antes de chegar ali
temos que abraçar
nossa cruz de cada dia.
Ajuda-nos, Senhor!

Frei Rafael Pascual Elias, OCD

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica

 

 

Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Referência:
• – Imagens disponíveis na WEB

Post a Comment