Evangelho Orado – Martírio de São João Batista

Evangelho Orado – Martírio de São João Batista

29 de Agosto de 2022
Segunda-feira da XXII Semana do Tempo Comum
Martírio de São João Batista
Texto Orante: Frei Eduardo Sanz de Miguel, OCD

Motivação

Hoje, 29 de agosto, se celebra a festa do martírio de São João Batista, o filho de Zacarias e Isabel, que preparou o caminho para a manifestação de Jesus como messias. Conhecemos bem como sucedeu sua morte: Herodes havia roubado a esposa de seu próprio irmão e João lhe recriminava seu pecado. Como os poderosos não costumam suportar que ninguém lhes diga a verdade, terminaram tirando do meio João para que não incomodasse.

Evangelho de São Marcos 6, 17-29

Naquele tempo, Herodes tinha mandado prender João e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava. Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o
aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu te darei”. E lhe jurou, dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”. Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.

Comentário Orante

Normalmente identificamos São João Batista com sua vida austera e penitente no deserto, mas nos esquecemos que o evangelho une sua figura à verdadeira alegria, tal como ele mesmo confessava: “O que tem a esposa é o esposo, ao contrário o amigo do esposo, que está ao seu lado e lhe escuta, e voz do esposo o alegra grandemente , assim minha alegria chegou a plenitude” (Jo 3,29). João é amigo de Jesus, que encontra n’Ele sua alegria, inclusive em meio ao sofrimento.

Palavra dos Místicos

Escreve o Beato Maria Eugênio do Menino Jesus:

Vive o Espírito de Amor que habita em mim e que me invadiu há muito tempo. Presença viva, invasora, dominadora. Ele é quem difunde o amor e quem faz a Igreja. Minha santidade consistirá em crer nele, em sua presença e abandonar-me a sua ação.

Oração

Pai santo,
tu quiseste que São João Batista
fosse o precursor do nascimento
e da morte de teu Filho,
concede-nos, por sua intercessão,
que, assim como ele morreu mártir
da verdade e da justiça,
lutemos valorosamente
pela confissão de nossa fé.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, teu Filho,
que vive e reina contigo
na unidade do Espírito Santo
e é Deus, pelos séculos dos séculos.
Amém.

Frei Eduardo Sanz de Miguel, OCD

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica

 

 

Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Referência:
• – Imagens disponíveis na WEB

Post a Comment