Evangelho orado – Domingo da XXVI Semana do Tempo Comum

Evangelho orado – Domingo da XXVI Semana do Tempo Comum

02 de outubro de 2022
Domingo da XXVI Semana do Tempo Comum
Texto Orante: Frei Antônio González, OCD

Motivação

A oração é solidária. No dia do Senhor, especialmente, recordamos toda a comunidade cristã, que se une em oração. Neste outubro missionário, pensamos em quantos se esforçam para anunciar o Evangelho. Recordamos, além do mais, que todos somos chamados a participar neste empenho, aí onde estamos.
No domingo, coloquemos nossa vida à luz de Cristo Ressuscitado. Para situar-nos diante da vida com esperança e alegria. E, como os discípulos do evangelho, pedimos ao Senhor: “Aumenta-nos a fé”.

Evangelho de São Lucas 17, 5- 10

Naquele tempo, os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria. Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa’? Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso, tu poderás comer e beber’? Será que vai agradecer ao empregado, por que fez o que lhe havia mandado? Assim também vós, quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”.

Comentário Orante

A resposta de Jesus nos chama a descobrir a fé de forma nova:
– Jesus comparou o Reino de Deus com um grão de mostarda, que lança raízes, cresce, estende seus ramos para abrigar as aves. Assim pode ser também a fé.
– A fé é encontro e amizade com Jesus, aquele que está em meio de nós como o que serve. Essa amizade é fonte de confiança para suportar as dificuldades e remover os obstáculos, fonte de uma humildade alegre, que sabe que, junto a Jesus, tudo é dom.

Palavra dos Místicos

Palavras de Santo Padre João da Cruz no Cântico:

« Já te foi dito, ó alma, como hás de proceder a fim de encontrares o Esposo em teu esconderijo. Se outra vez, porém, o queres ouvir, escuta, então uma palavra cheia de substância e de verdade inacessível: é preciso buscá-lo na fé e no amor sem querer satisfação em coisa alguma, nem tampouco gozar ou compreender mais do que deves saber em tudo. Estes — a fé e o amor, — são os dois guias de cego que te conduzirão por onde não sabes, levando-te além, ao esconderijo de Deus.
Porque a fé, este segredo do qual falamos, é como os pés com que a alma vai a Deus; e o amor, o guia que a conduz. Andando ela no trato e manuseio desses mistérios e segredos da fé, merecerá que o amor lhe descubra o que está encerrado na fé: o Esposo a quem deseja unir-se, nesta vida, por graça especial de divina união com Deus, conforme dissemos, e depois, na outra, por glória essencial, gozando-o face a face e não mais escondido».

(Cântico 1,11)

Oração

Te dou graças, Senhor Jesus,
pelo dom da fé.
Te peço que a faças crescer,
que me ajudes a cultivar tua amizade,
para que crie raízes em meu coração,
ilumine meu olhar e vai tecendo minha
vida.
Dá-me tua esperança, frente aos desânimos,
tua lealdade, frente à tentação
de buscar aplausos e recompensas.
Ajuda-me, Senhor, a seguir-te,
a compartilhar tua vida, teu serviço,
teus sentimentos,
para que chegue a conhecer
e viver com tua alegria.
Amém.

Frei Antônio González, OCD

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica

 

 

Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Referência:
• – Imagens disponíveis na WEB

Post a Comment