Evangelho orado – Comemoração de Todos os fiéis defuntos

Evangelho orado – Comemoração de Todos os fiéis defuntos

02 de Novembro de 2022
Segunda-feira da XXXI Semana do Tempo Comum
Comemoração de Todos os fiéis defuntos
Texto Orante: Centro de Iniciativas de Pastoral de Espiritualidade
CIPE

Motivação

Aproxime sua vida a Deus Pai, confie-se a ele. Deixe em suas mãos todos os cuidados, projetos, preocupações. Nosso Deus é compassivo e misericordioso.
Te louvo, Pai, porque a todos nos olha com ternura.
Te bendigo, Pai, porque és compassivo com todos.
Te dou graças, Pai, por ofertar-me teu amor sem medida.
Escute a palavra de Jesus. Volte a ler devagar o Evangelho de hoje. Repete o que mais o impactou. Deixe que a mensagem de Jesus o modele por dentro. Desperte da superficialidade, que às vezes lhe envolve. Mantenha acesa a lâmpada da fé e do amor. Mantenha sua vida aberta como uma fonte, para que beba quem tenha sede

Evangelho de São Lucas 12, 35-40

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: “Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater.
Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá.
E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!
Mas ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”.

Comentário Orante

Jesus convida aos discípulos a permanecer vigilantes, à espera de sua presença. Não tem que adormecer nem desanimar-se, mas esperar confiantes porque Ele vem, vem sempre, sempre está chegando em tudo o que acontece. feliz quem confia e o espera na noite.
Nos diz o Papa Francisco: “Precisamos dum espírito de santidade que impregne tanto a solidão como o serviço, tanto a intimidade como a tarefa evangelizadora, para que cada instante seja expressão de amor doado sob o olhar do Senhor. Desta forma, todos os momentos serão degraus no nosso caminho de santificação” (Gaudete et exsultate).

Palavra dos Místicos

«Comunica-se Deus à alma com tantas veras de amor, nesta intima união, que não há afeto de mãe acariciando seu filhinho com toda a ternura, nem amor de irmão, nem amizade de amigo, que se lhe possa comparar.
A tanto chega, com efeito, a ternura e verdade do amor com que o imenso Pai regala e engrandece esta humilde e amorosa alma. Oh! coisa maravilhosa e digna de todo o espanto e admiração: sujeitar-se Deus à alma, verdadeiramente, para exaltá-la, como se fora seu servo, e ela fora o seu senhor! E está tão solicito em regalá-la como se ele fora seu escravo e ela seu Deus, — tão profunda é a humildade e mansidão de Deus!
Nesta comunicação de amor, o Senhor exercita, de certo modo, aquele ofício a que se refere no Evangelho, dizendo que no céu se cingirá e servirá os seus escolhidos, passando de um a outro (Lc 12,37).
Está ocupado aqui em festejar e acariciar a alma, tal como faz a mãe em servir e mimar o filhinho, criando-o aos mesmos peitos».

(São João da Cruz, Cântico Espiritual 27,1)

Oração

Estou à espera de tua presença,
com um silencioso desejo
de comunhão contigo.
Teresa Gárriz, OCD

Tradução livre do App Evangelio Orado oferecido por Carmelitas Descalços Província Ibérica

 

 

Tradução e montagem: Ciça de São João da Cruz, OCDS

Referência:
• – Imagens disponíveis na WEB

Post a Comment