COMEMORAÇÃO DOS 10 ANOS DE FUNDAÇÃO DA COMUNIDADE SÃO JOSÉ

COMEMORAÇÃO DOS 10 ANOS DE FUNDAÇÃO DA COMUNIDADE SÃO JOSÉ

COMEMORAÇÃO DOS 10 ANOS DE FUNDAÇÃO DA COMUNIDADE SÃO JOSÉ

(22 de setembro de 2012 – 2022)

“Toda Fundação é base de uma construção”

(Estela da Paz)

Com profunda gratidão a Deus, no último dia 22 de setembro de 2022, a Comunidade São José, de Petrópolis/RJ, se reuniu para agradecer, celebrar e comemorar os “10 Anos de sua Fundação”. De maneira memorável compartilharemos alguns registros deste dia em que pudemos rezar, agradecer, celebrar, comemorar e nos recordar…

“Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça”. (João 15,16) “Todos os homens são chamados a participar na caridade da única santidade de Deus: “Sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito'” (Mt 5,48).

(Proêmio – Constituições OCDS)

Dos Momentos Históricos Oficiais

 

ATA Nº 1 DE FUNDAÇÃO E INSTITUIÇÃO DO GRUPO DA ORDEM DOS CARMELITAS DESCALÇOS SECULARES – OCDS.

Teve início às oito horas, com a Santa Missa na Capela do Carmelo São José, no dia vinte e dois dias de setembro de 2012, situado na Avenida Barão do Rio Branco, nº 1164, Petrópolis/RJ – Cep: 25.680-150, com a presença da Priora, Irmã Maria de Jesus, das Irmãs do Carmelo São José de Petrópolis, Ir. Bernadete, Ir. Márcia (Mestra de Noviças) e a Noviça, Ir. Maria Teresa de Jesus e da Santa Cruz, e pela conselheira provincial, Antônia Maria da Silva Cantanhede e os membros da comunidade Nossa Senhora do Carmo do Rio de Janeiro, Aglaia Paiva e Ana Isabel, a Fundação do Grupo da Ordem Carmelita Descalço Secular. Estiveram presentes, como membros, e que ainda permanecem até os dias atuais: Estela Márcia da Paz Moreira de Araújo e Jullia Márcia da Paz Moreira de Araújo.

 

ACEITE NA PROVÍNCIA

(como GRUPO SÃO JOSÉ)

24 de abril de 2014

 

Carta de Apresentação

Exmo. Sr. “Presidente da Província São José” (Luciano Dídimo):

Neste dia 24 de abril de 2014, queremos apresentar um breve histórico de Fundação do Grupo São José, pleiteando o ingresso do mesmo nessa Província. Nascido no dia 22 de setembro de 2012, o Grupo São José surgiu do desejo de alguns amigos do Carmelo, católicos praticantes, filhos ardorosos da Virgem Maria, enraizados nos sacramentos e desejosos por viver uma espiritualidade crescente de silêncio e contemplação na oração. Buscando o sentido de uma vida de oração mais comprometida e de um testemunho apostólico mais eficaz, o Grupo São José vem se reunindo sempre no primeiro sábado de cada mês, no Carmelo “São José de Petrópolis”. Salvo alguma impossibilidade da rotina do mesmo, a reunião acontece na casa de um dos membros. Com etapas muito claras, desde o princípio, as dimensões iniciais da formação foram sendo ensinadas ao grupo: seja espiritual, da vida de oração; carmelita, do conhecimento da OCDS; doutrinal, da vida cristã; e humana, no que diz respeito às relações humanas entre os membros, pautando uma permanente formação.

PROMOÇÃO À COMUNIDADE

COMUNIDADE SÃO JOSÉ – PETRÓPOLIS/RJ.

(22/09/2021 – 05/04/2021)

Queremos compartilhar a alegria da “promoção” do Grupo São José de Petrópolis à COMUNIDADE SÃO JOSÉ, através da Carta enviada por nossa Presidente Provincial da OCDS, Rose Lemos, na tarde do Sábado Santo, passando a contar a partir do dia 05 de abril de 2021. Esta “promoção” ocorreu após comprovado cumprimento de um caminho “estável, dentro dos preceitos normativos OCDS”, por um período que já contam oito anos e seis meses desde a sua fundação (22/09/2012), dentre eles, sete anos como grupo a partir do ingresso na Província São José, em 27 de abril de 2014, o Grupo São José veio desenvolvendo as dimensões das etapas da formação sejam elas: espiritual, da vida de oração; carmelita, do conhecimento da OCDS; doutrinal, da vida cristã; e humana, no que diz respeito às relações fraternas e humanas entre seus membros.

E neste dia festivo nos reunimos:

Para rezar e agradecer ao Bom Deus, através da Adoração ao Santíssimo Sacramento…

“Seguindo o exemplo de S. Teresa, o Secular encontra em São José um modelo a seguir para uma vida em humilde adoração e comunhão orante com Jesus, um mestre de oração e de silêncio. Patrono da vida interior, é exemplo de fé e de «atenção constante a Deus, aberto a seus sinais, disponível ao seu projeto». Sendo esposo casto e fiel, é modelo de pai solícito no cuidado da família e de trabalhador responsável, que considera seu trabalho como “expressão do amor”. (Constituições OCDS V, 31a)

Para participarmos da Santa Missa…

“O seguimento de Cristo é o caminho para chegar à perfeição que o batismo abriu a todo cristão. Por ele se participa da tríplice missão de Jesus: real, sacerdotal e profética. A primeira o compromete na transformação do mundo, segundo o projeto de Deus. Pela segunda, oferece a si e oferece toda a criação ao Pai com Cristo e guiado pelo Espírito. Como profeta anuncia o plano de Deus sobre a humanidade e denuncia tudo o que a ele se opõe”. (Proêmio – Constituições OCDS)

MEDITAÇÃO E ORAÇÃO

10 ANOS DE FUNDAÇÃO COMUNIDADE SÃO JOSÉ OCDS”

 

Nunca foi fácil… Mas, entendemos que “só Deus Basta”!

#EstelaDaPaz

 

“Nunca foi fácil ao longo destes 10 Anos, hoje também não seria”, recordava-me o Bom Jesus nesta manhã, quando em oração eu O louvada, bendizia e agradecia pelo dom da vida e existência da Comunidade São José.

Porém, “Nunca foi fácil… Mas, entendemos que ‘só Deus Basta'”!

Ao longo destes “10 Anos” não nos faltaram a Graça de Deus para iniciar, experimentar e fincar este desejo divino no solo calcinado de nossos corações, no Carmelo e na Igreja.

Ao longo destes “10 Anos” não nos faltaram também, os inúmeros desafios para nos reconhecer como carmelitas, para darmos respostas vocacionais aos corações desejosos de intimidade com Deus.

Ao longo destes “10 Anos”, muitos vieram e trouxeram seus bens e seus anseios, como também, muitos se foram e levaram alguns dos bens experimentados e das riquezas “prodigalizadas pelo bom Deus”.

Ao longo destes “10 Anos”, muitas foram as alegrias que nos fizeram prosseguir com “determinada determinação”, mesmo em meio ao desconhecido projeto de Deus, que de maneira dócil derramava o Seu Espírito de Amor, firmando nossos passos na fé.

Ao longo destes “10 Anos”, muitas foram as tribulações que nos visitaram, mas muitas respostas e “consolações” nos intentos divinos nos encerraram, e pouco a pouco, nos curaram.

Ao longo destes “10 Anos”, muitos apegos por Deus foram em nós temperados, e com os ensinamentos dos santos do Carmelo renunciados, para deixar o “tudo pelo Tudo”, à medida que o próprio Senhor os reclamara.

Ao longo destes “10 Anos”, experiências de “céu na terra” foram vividas, com momentos fortes de silêncio, oração, comunhão e missão, nos tornando firmes e vibrantes em nossa vivência, mas também muitas experiências de purificação, de libertação e cura de nossas indigências, sempre na certeza de que “a paciência tudo alcança”.

Ao longo destes “10 Anos”, nos inspiramos e compartilhamos, rimos e choramos, rezamos e avançamos, nos lançamos com “abandono e confiança na misericórdia”, crendo e completando com Santa Madre Teresa que *”SÓ DEUS BASTA!”*

 

ORAÇÃO:

Muito obrigada, nosso Senhor e nosso Deus Uno e Trino, pelos “10 Anos de Fundação da Comunidade São José OCDS”! Sois Fiel, Justo e Santo em tudo o que fazes e que permites a nós!  

Quando nos chama e conosco quer contar para o Projeto do vosso Reino, e, para o Plano da Salvação que nos reserva, Sois vós mesmo que concede-nos os meios, as condições e os desejos de prosseguir com os passos firmes ensinados pelo Santo Padre João da Cruz, “na FÉ, na ESPERANÇA e no AMOR, purificando, inspirando e fortalecendo nosso Entendimento, Memória e Vontade”. Muito obrigada, ó Majestade Infinita!

Agradecemos, Senhor, pelas vocações suscitadas na vossa Igreja, para o dom de ser igreja. Muito obrigada por nos chamar a vos servir no Carmelo Descalço! Com a Igreja e o Carmelo, infundi em nós a consciência de nosso Batismo, o verdadeiro amor ao nosso chamado e a nossa missão, para que no “coração da Igreja possamos ser o amor”, como nos ensina continuamente Santa Teresinha.

Ó “Trindade em que me perco”, com S. Elisabete da Trindade, suplicamos: dai-nos ser uma “humanidade de acréscimo” para esse projeto de amor, neste solo fértil em que nos plantastes, chamado Comunidade São José!

Suba conosco, todos os dias, ó Santíssima Virgem Maria, Esplendor e Formosura do Carmelo, ao Monte que é Jesus Cristo nosso Senhor!

Concluindo rezando ao nosso Pai e Patrono:

A vós São José,

Com Jesus e Maria rezamos

Com Santa Teresa vos suplicamos

Com o Carmelo nos entregamos

Com nossas famílias nos confiamos

Com toda a Igreja vos louvamos,

AMÉM!

 

GLORIOSO SÃO JOSÉ, ROGAI POR NÓS!

Em tudo me submeto à opinião da Santa Igreja Romana. Gostaria também de ter o escrito examinado por eruditos e pessoas espirituais antes de o fazer chegar às vossas mãos, minhas irmãs e filhas. Começo, em nome do Senhor, com o auxílio de Sua Santíssima Mãe, cujo hábito uso, embora de maneira indigna, e do meu glorioso Pai e Senhor São José, em cuja casa me encontro, pois a ele é dedicado este mosteiro de Descalças, e que me tem ajudado continuamente com suas orações”.

(Santa Teresa de Jesus – Prólogo de Fundações 6-7)

“Queira o Nosso Senhor nos sustentar com Sua mão e nos ensinar a cumprir sempre a Sua Vontade. Amém.” (S. Teresa, Conceitos do amor de Deus 7,10).

Com alegria nos reunimos para festejar…

“Em comunhão com a Igreja e com a Ordem que o venera como seu “providencial Protetor”, os membros do Carmelo Secular encontram em São José um protetor incomparável a quem confiar as esperanças, as fadigas e os trabalhos de cada dia”.

(Constituições OCDS V, 31a)

“No Carmelo teresiano o amor a Maria, Mãe e Rainha, está unido ao amor ao seu esposo São José. O Pai concedeu também a ele, “homem justo” (Mt 1,19), a custódia do mistério da Encarnação de seu Filho Jesus Cristo”. (Constituições OCDS V, 31a)

“Seguindo o exemplo de S. Teresa, o Secular encontra em São José um modelo a seguir para uma vida em humilde adoração e comunhão orante com Jesus, um mestre de oração e de silêncio. Patrono da vida interior, é exemplo de fé e de «atenção constante a Deus, aberto a seus sinais, disponível ao seu projeto». Sendo esposo casto e fiel, é modelo de pai solícito no cuidado da família e de trabalhador responsável, que considera seu trabalho como “expressão do amor”. (Constituições OCDS V, 31a)

Parabéns!
Que o Senhor e São José abençoe a comunidade.
Rezem por mim e EU para vocês!

Frei Patrício Sciadini, OCD.
22/09/2022.

Irmãos e irmãs da Comunidade São José

Como o tempo passa! 10 anos de graça! Deus uniu cada um de vocês nesta Comunidade tão querida!! Agradeçamos a Ele por este Presente de amor!! É muito bom estar em união na mesma fé e esperança!! Que o Senhor continue derramando muitas graças e que assim poderão levar este Amor de Deus a outras pessoas!! Meu carinho e orações para esta linda Comunidade que vi nascer e desejaria muito estar novamente com vocês para abraçá-los mas segue meu abraço on line com meu carinho.

Maria Eduarda Barboza de Souza
Ex-Presidente Provincial da OCDS.
(Triênio 2010-2013)

SONETO À VIDA
Para a Comunidade São José (OCDS de Petrópolis – RJ)

 

Este é o dia em que o Senhor agiu; alegremo-nos e exultemos neste dia” (Sl 118,24)


Celebrar sua vida é um grande dom.
Sua vida transforma as nossas vidas
Porque você nos mostra o lado bom
E nos renova as bênçãos esquecidas.

 

Celebrar sua vida é muito bom.
Sua vida ilumina as nossas vidas
Porque nos mostra Deus como guidom
Que nos conduz após nossas descidas.

 

Vida que gera vidas, gera amor
E torna nossas almas aquecidas.
Vida que gera em nós grande louvor,

 

Pois são tantas as graças recebidas
Que nos fazem aumentar nosso fervor.
Você é dom de Deus em nossas vidas!

 

Luciano Dídimo
(Poeta e escritor)
Comunidade São José de Santa Teresa, Fortaleza/CE.
Ex-Presidente da OCDS. (Triênios: 2014-2016/2017-2019)

Post a Comment