Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Divina Graça

Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Divina Graça

(Devoção Própria da Ordem Carmelita, último dia na Oitava da Festa de Nossa Senhora do Carmo)
 
“A Virgem Santíssima, predestinada para Mãe de Deus desde toda a eternidade simultaneamente com a encarnação do Verbo, por disposição da divina Providência foi na terra a nobre Mãe do divino Redentor, a Sua mais generosa cooperadora e a escrava humilde do Senhor. Concebendo, gerando e alimentando a Cristo, apresentando-O ao Pai no Templo, padecendo com Ele quando agonizava na Cruz, cooperou de modo singular, com a sua fé, esperança e ardente caridade, na obra do Salvador, para restaurar nas almas a vida sobrenatural. É por esta razão nossa mãe na ordem da graça.” (Lumen Gentium 61).
 
Por volta de 1610, o quadro da Mãe da Divina Graça foi encontrado em um montão de caliça pelo Revmo. Padre Domingos de Jesus-Maria, mais tarde geral dos carmelitas descalços.
 
Estando ele um dia a rezar com todo fervor diante do quadro, vivificou-se repentinamente o semblante da Mãe de Deus; sorriu para Domingos e agradeceu-lhe, inclinando a cabeça (daí o título Nossa Senhora da Cabeça Inclinada) e depois lhe disse que se dirigisse a ela, com toda a confiança, em todas as suas necessidades.
 
Posteriormente, a Rainha do Céu estimulou novamente o servo de Deus a que lhe pedisse graças. Humildemente ele fez um pedido: que Maria se dignasse ouvir os pedidos de todos aqueles que fossem render-lhe homenagem diante daquele quadro. Maria, então, prometeu-lhe: 
 
“Eu ouvirei os pedidos e concederei muitas graças a todos aqueles que recorrerem à minha proteção, honrando-me devotamente por meio deste quadro; mas atenderei principalmente as orações pelo alívio e salvação das almas do Purgatório”.
 
Depois desta promessa Domingos não quis conservar por mais tempo só para si o milagroso quadro, por isso levou-o para a igreja dos carmelitas – Maria della Scala, em Roma, onde começou a ser venerado com todo o fervor.
 
Inumeráveis e surpreendentes foram os favores com que Maria recompensou tal veneração. Frei Domingos fez várias cópias do precioso quadro e conseguiu que outras pessoas os expusessem, de modo que em pouco tempo era venerado em muitos lugares. O quadro foi levado para a Áustria um ano depois da morte do Servo de Deus.
 
Atualmente se acha na igreja dos carmelitas em Viena-Doebling, onde foi solenemente coroado no dia 27 de setembro de 1931, durante o pontificado do papa Pio XI. Nesse dia fazia 300 anos que o quadro tinha chegado a Viena.
 
A Mãe de Deus tem cumprido suas promessas em todos os lugares em que o quadro da Graça é piedosamente venerado, mas as graças são dispensadas na medida da confiança e do amor com que se recorre à sua bondade.
HINO DO OFÍCIO DAS LEITURAS
 
Maria, Mãe dos mortais,
as nossas preces acolhes;
escuta, pois, nossos ais,
e sempre, sempre nos olhes.
 
Vem socorrer, se do crime
o laço vil nos envolve.
Com tua mão que redime
a nossa culpa dissolve.
 
Vem socorrer, se do mundo
o brilho vão nos seduz
a abandonar num segundo
a estrada que ao céu conduz.
 
Vem socorrer, quando a alma
e o corpo a doença prostrar.
Vejamos com doce calma
a eternidade chegar.
 
Tenham teus filhos, na morte,
tua assistência materna.
E seja assim nossa sorte,
o prêmio da vida eterna.
 
Jesus, ao Pai seja a glória.
Seja ao Espírito também.
E a Vós, ó Rei da vitória,
Filho da Virgem. Amém.
 
ORAÇÃO:
Senhor, em vossa infinita sabedoria, escolhestes a Virgem Maria para Mãe do autor da graça e cooperadora de nossa salvação; concedei que ela nos obtenha a abundância de suas graças e nos conduza ao porto da salvação eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
 
 
(Fontes: 1. texto: http://wwww.ordemterceiradocarmose.com.br/; 2. hino e oração: “Liturgia das Horas (Própria da) Ordem da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo”, Carmelo Descalço no Brasil, ano 2000, pp. 143/144). Disponível em: https://plus.google.com/+SoutodoteuMaria1308/posts/Q9XZgmyq8u5
 
 
*Texto enviado pela Comissão de Espiritualidade – OCDS.

Post a Comment